Alimentos que soltam o intestino do bebê

A dieta sólida se inicia a partir dos 6 meses de vida, mas tome cuidado com os alimentos que soltam e prendem o intestino do bebê.

Bebê comendo papinhaSegundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, e o Ministério da Saúde a recomendação é de que os bebês devem receber aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e, somente depois deste período, é indicado à introdução de alguns alimentos na forma de papinhas, pois depois desta idade, o leite materno já não contém sozinho todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e o seu intestino já está pronto para novos alimentos.

Além da introdução de novos alimentos, o aleitamento materno pode continuar até os dois anos de vida da criança. Mas, é preciso tomar cuidado ao introduzir os alimentos na dieta do bebê, afinal muitos alimentos têm características que soltam ou prendem o intestino do bebê, por isso, após dar ao pequeno os alimentos é preciso prestar bastante atenção em como o intestino está trabalhando.

Confira dicas de alimentos que soltam o intestino do bebê e outras dicas relacionadas à alimentação do bebê:

Quando introduzir alimentos para o bebê

Após os seis meses de vida os pais já podem introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê, mas todos os alimentos precisam ser introduzidos aos poucos e no intervalo das mamadas, afinal o bebê necessita de tempo para se acostumar com os novos gostos e a consistência dos alimentos, os quais devem ser triturados em forma de papinha.

nenem comendo papinha

Introduzir diariamente um novo alimento da dieta do bebê permite ainda com que a mamãe identifique quais os alimentos podem causar alergias, dores de barriga, gases ou que soltam ou prendam o intestino.

Lista de alimentos que soltam o intestino do bebê

Há uma lista imensa de alimentos que soltam o intestino do bebê, entretanto, devem ser introduzidos na dieta sempre que o bebê estiver com problemas para defecar, como no caso da prisão de ventre, o que causa um grande incômodo.
Entre os principais alimentos que soltam o intestino estão:

Lista de alimentos que soltam o intestino do bebê

Lista de alimentos que prendem o intestino de bebê

Além dos alimentos que soltam o intestino do bebê, existem aqueles chamados de alimentos obstipantes, que têm a função de prender o intestino, os quais devem fazer parte da dieta do bebê em quantidades dosadas para que não alterem o funcionamento do intestino e a expulsão do material fecal, causando dores abdominais. Entre os alimentos listados estão:

alimentos que prendem o intestino de bebê

Lista de alimentos que causam gases no bebê

Há os chamados alimentos flatulentos, ou seja, alimentos que provocam gases nos bebês. Os gases geralmente causam incômodos abdominais, como a cólica, além de fazer com que o bebê faça mais força para eliminar os gases, deixando-o irritado e inquieto. Entre os alimentos flatulentos estão:

alimentos que causam gases no bebê

Introduzir uma dieta saudável com muitas frutas, verduras e legumes é essencial para o desenvolvimento do bebê, mas, para que tudo corra bem esteja sempre atenta aos alimentos que soltam e prendem o intestino do seu bebê.

Para mais informações sobre alimentos para os bebês, assista ao vídeo do Youtube: Saiba como alimentar corretamente seu bebê de 0 a 2 anos:

Saiba mais sobre alimentos para bebê

  • Alimentos que soltam o intestino do bebê
  • Alimentos que soltam o intestino na gravidez
  • Alimentos que soltam o intestino preso
  • Alimentos que soltam o intestino rápido

13/11/12 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Oi a abrobrinha solta o intstino meu nene tem o intestino preso beijos obrigada

    adriana

    17/02/14

  2. Achei muito interessante falando sobre a alimentaçao do bebe.

    antonia

    19/10/13

Comentar