Alimentos transgênicos principais produtos Brasil

Com uma produção cada vez maior, os alimentos transgênicos lideram as lavouras brasileiras. Conheça os principais alimentos produzidos.

Tomates com seringasNo Brasil, o cultivo de alimentos transgênicos ainda é recente, pois sua prática se iniciou em 2004 e mesmo assim o plantio de alimentos modificados ainda está esperando a aprovação da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) devido às inúmeras dúvidas sobre qual seria o seu perigo para a saúde humana, porém, as lavouras transgênicas são as que mais avançam no mundo e hoje são 29 países produtores de alimentos modificados.

Devido ao grande avanço e incentivo do governo, o Brasil ultrapassou a Argentina e se tornou o segundo maior produtor de alimentos transgênicos, ficando atrás dos Estados Unidos e isso se deve ao fato de que em 2010 o país cultivou 25,4 milhões de hectares de lavouras transgênicas e segundo a ISAAA (Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia) o Brasil caminha para se tornar o maior produtor mundial. Mas, diante desses dados, quais são os alimentos transgênicos produzidos no Brasil? Confira:

Alimentos transgênicos como são produzidos

Plantas em laboratórioCom surgimento na década de 70, os alimentos transgênicos começaram a serem estudos pela biotecnologia com o objetivo de acabar com a fome no mundo e com isso se deu origem aos alimentos geneticamente modificados produzidos em laboratório, em que sequências genéticas da planta são removidas e no lugar é inserido material genético de outro organismo de uma espécie diferente, como, por exemplo, bactérias, vírus e fungos, resultando assim em características diferentes das consideradas normais, tornando a planta mais resistente a pragas e a condições climáticas diversas e em alguns casos com melhor valor nutricional.

Alimentos transgênicos produção Brasil

Milho verde modificadoA expansão da lavoura transgênica no Brasil se iniciou em 2008, quando o milho Bt (um milho geneticamente modificado com genes de uma bactéria chamada de Bacillus thuringiensis resistente a inseticidas) foi plantado. Atualmente o Brasil produz quatro cultivos transgênicos: soja, canola, milho e algodão, os quais são plantados somente para exportação. Cerca de 77% dos alimentos transgênicos plantados apresentam características resistentes a herbicidas, 15% são os famosos Bt, resistentes a inseticidas e 8% combinam os dois genes citados com características herbicidas e inseticidas.

Embalagens alimentos transgênicos

Símbolo transgênicoDevido à falta de estudos que comprovem que o consumo desses alimentos podem causar problemas à saúde humana e ao meio ambiente e também a outra vertente de que estes alimentos podem causam resistência das plantas ao próprio herbicida que poderia matá-las e também a possibilidade de resistência de insetos fez com que fosse criada uma lei que protege o consumidor, por isso, todos os produtos industrializados com ingredientes geneticamente modificados devem ser devidamente rotulados com o símbolo transgênico.

No Brasil as maiores empresas de transgênicos são a Monsanto e Syngenta e órgão responsável pela produção e pesquisa na área é a Embrapa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais sobre alimentos

Revisado em 06/07/2017
Publicado em 31/08/2012 por Thaís

Receba novidades

Comentar com Facebook


Comentários

  • yasmin nunes

    13/10/13

    Por favor, eu vim aqui procurando o nome dos alimentos transgênicos produzidos no brasil pois no google estava escrito assim: "nome dos alimentos transgênicos produzidos no brasil". mas quando eu chego aqui não tem o nome deles e gostaria de saber quais são os nomes dos alimentos transgênicos produzidos no brasil ainda hoje para usar em um trabalho de escola então poderiam fazer a gentileza de me dizerem quais são?
    responder
  • arildo

    12/09/13

    é infelizmente não sabemos muito sobre o nosso futuro consumindo essas coisas não adianta colocar um (t)avisando que um produto é trangenico como ex:óleo de soja,fubá e etc...o problema é que precisamos deles mas se procurarmos um que não é trangenico na prateleira do supermercado não vamos encontrar eu acho que isso sim é ferir os direitos de escolha do consumidor que paga caro por um produto duvidoso e não tem outra opção.........
    responder
  • eder oliveira

    05/06/13

    Pense bem antes de adquirir alimentos transgênicos, prefira os orgânicos, são mais caros, porém sua saúde não tem preço.
    responder
  • sebastião

    27/04/13

    Acabei de ver uma reportagem que mostrou fotos de ratos cobaias com tumores enormes apos ter comido farinha de milho.
    responder
  • samira

    21/03/13

    Esse asuto foi muito importante para a minha materia de geografia.
    responder
  • samira shaiany

    21/03/13

    Gostei dese asunto.e muito importante.
    responder

Comentar

Siga-nos