Alistamento militar da marinha

Diferente do Exército, o alistamento para a marinha brasileira não é obrigatório. Se você pretende se alistar e não sabe como, veja agora!

Alistamento militar da marinha

Divididas em forças armadas, do exército, da marinha e da aeronáutica, todo brasileiro que completa 18 anos deve se apresentar a uma Junta Militar próxima de sua residência, munidos dos documentos obrigatórios e fazer o alistamento militar no exército.

Uma das primeiras obrigações a serem cumpridas ao atingir a maioridade é o alistamento militar, por isso, todo adolescente que esteja próximo de atingir a maioridade deve se candidatar a prestação de serviços para as forças armadas do Brasil entre os meses de janeiro à abril, esperar o processo de seleção e cumprir os seus deveres perante a lei e o Brasil.

Mas, além do alistamento militar no exército, todo homem ou adolescente pode se alistar também para a marinha ou a aeronáutica. Confira como fazer o alistamento militar para a marinha do Brasil:

Alistamento militar marinha: Como fazer?

Requisitos para alistar na marinhaCaso o interesse pelo alistamento militar seja para as forças armadas da marinha, o interessado deverá ir até um órgão responsável, ou seja, as Juntas Militar mais próxima de sua região e fazer a inscrição como candidato.

Depois de inscrito, o candidato deve ficar atento às datas dos processos de seleção geral e complementar, em que se é feito uma inspeção da saúde do candidato, uma entrevista relacionada à cultura, a moral e ao psicológico do inscrito e, por último, um exame de suficiência física, onde é realizado uma prova de corrida e natação para mostrar se o mesmo encontra-se apto para as atividades a serem exercidas nas força armada da marinha do Brasil.

Alistamento militar marinha: Onde fazer?

Onde se inscrever para marinhaAssim como o alistamento militar do exército e da aeronáutica, é preciso que o interessado vá até um órgão responsável próximo de sua região.

Na região do estado de São Paulo, as cidades que possuem o órgão responsável são: Cubatão, Mongaguá, Peruíbe, Bertioga, Santos, Guarujá, Itanhaém, São Vicente e Praia Grande.

Depois de passado pela Seleção Geral, os aprovados serão convocados à incorporação e prestação de serviços para a Marinha do Brasil, passando por várias fases, as quais, na maioria das vezes são realizadas nas escolas da marinha, localizadas nas regiões litorâneas do país.

Alistamento militar marinha: Requisitos

Documentos necessários para entrar na MarinhaAlém de ser obrigatório ter 18 anos completos, os interessados em fazer o alistamento militar para a marinha devem estar munidos de todos os documentos obrigatórios, entre eles, duas fotos 3x4 com fundo branco, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento e xerox do documento RG.

Depois de entregue todos os documentos, o candidato deverá preencher corretamente o requerimento para alistamento militar na marinha e para a emissão da Certidão de Tempo de Serviço é preciso ter em mãos a cópia do certificado de reservista e um xerox do RG.

Além do alistamento militar para prestação de serviços, a marinha do Brasil possui o Colégio Naval que oferece aos jovens estudantes do ensino médio um estudo regular que visa assegurar aos alunos um preparo físico, psicológico, moral, intelectual e militar, além de incentivá-los para a carreira naval e o egresso na mesma escola, que oferece aos candidatos ensino superior e uma carreira naval.

Quer saber mais sobre como entrar para a Marinha brasileira? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre alistamento

Revisado em 20/06/2017
Publicado em 24/01/2014 por Thaís

Mais informações por email


Comentar