Home » Comportamento » Relacionamento

Amor platônico significado em português

O amor é um sentimento que nos faz dividir tudo o que temos e somos com nosso par. No amor platônico dividimos tudo isso, mas em segredo.

Sonhar acordado(a) com a pessoa que se tem afeto pode ser um sinal de amor platônico.

“O amor é filho da pobreza e da riqueza. Da pobreza porque constantemente pede e da riqueza porque constantemente se dá.” Esta frase transpassa bem o que o amor faz no coração das pessoas, apesar de este sentimento ter vários complementos. Existe o amor: de mãe, pai, irmãos, amigos, namorados, platônico. Mas, o que é o amor platônico?

Definição

Amor platônico é definido como um sentimento que fica guardado no mais profundo de nosso íntimo que como diz a música “é uma ideia que existe na cabeça e não tem a menor pretensão de acontecer”. Mas seu significado real vem de muito longe, mais precisamente na Grécia pelo filósofo Platão que define este amor como puro e sem o arrebatamento tão rápido da paixão que deixa a pessoa cega. Este sentimento tem seu fundamento por sentir admiração pelas qualidades do outro como inteligência, beleza e caráter. O termo foi utilizado pela primeira vez no século XVII pelo filósofo Marsilio Ficino, a partir daí foi transmitido que o amor platônico é amarmos alguém a distância. O envolvimento com a pessoa é nulo, mas repleto de qualidades e totalmente puro. No caso, puro significa sem realizar o ato sexual.

Quando acontece

Na maioria das vezes na fase adolescente e também em adultos jovens, em especial nos que são tímidos demais e não tem coragem de chegar perto daquele pelo qual nutre o sentimento por ter um impedimento emocional. A sensação de nervosismo ao ouvir a voz, ver sorrisos, olhares, brincadeiras já fazem da vida do amante platônico que sente uma adrenalina comparada a um passeio de montanha-russa. O sentimento pode surgir por vizinhos, professores, artistas, etc.

Muitos já passaram por isso, portanto é natural, mas deve ser bem administrado porque alguns acabam por privar-se da vida real para viver esse amor-fantasia que tem probabilidade muito alta de nunca dar certo. Algumas pessoas ficam tão mal que necessitam de acompanhamento psicológico para que essa fantasia acabe.

Publicado por Ariane
Revisado em 07/07/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar