Home » Mundo » Meio Ambiente

Animais do Pantanal brasileiro em extinção

O Pantanal brasileiro é uma região de riquíssima fauna, porém, são vários os animais em risco de extinção na área pantaneira.

PantanalO Pantanal brasileiro é uma área que possui mais de 250 mil quilômetros quadrados, ficando situada em grande parte na região do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além do norte do Paraguai e leste da Bolívia. Constituído por paisagens exuberantes e diversificadas, o Pantanal possui a maior parte de seu território alagada, e apresenta uma fauna riquíssima com plantas rasteiras, animais diversos e grande presença de água. Os animais estão presentes em toda a extensão do Pantanal, formando uma das faunas e floras mais completas do mundo. Para termos uma ideia, são mais de 650 espécies de aves, 80 espécies de mamíferos e 80 de peixes, transformando o local em um verdadeiro patrimônio universal. Porém, infelizmente, a fiscalização fraca e a impunidade das instituições públicas brasileiras fazem com que o lugar seja uma área interessante para pessoas mal-intencionadas, e o resultado disso é a quantidade de espécies de animais em extinção. Vamos a algumas delas:

Cervo-do-Pantanal

Cervo-do-PantanalTambém chamado de suaçuetê, suaçupucu ou veado-galheiro, o cervo-do-pantanal é um mamífero ruminante pertencente à família dos cervídeos. O maior veado da América do sul vive, originalmente, nas regiões pantanosas e no decorrer das bordas de florestas brasileiras. Um fato interessante sobre o cervo é que seus cascos têm a capacidade de ficar totalmente abertos, com as duas metades se dividindo através de uma membrana interdigital. A caça esportiva e predatória é um dos fatores que mais contribuem com a extinção do cervo-do-pantanal, que foi recentemente colocado na lista de animais com risco de desaparecerem do mundo.

Suçuarana

SuçuaranaConhecida popularmente como onça-parda, a suçuarana é um mamífero e tem sua caça proibida. Por se alimentar de carne, quando a onça ataca os gados dos fazendeiros locais, acabam despertando a ira dos mesmos que a caçam, fato que pôs a espécie em risco de extinção. A suçuarana é uma espécie considerada generalista e adaptável, podendo ser encontrada em diversos habitats do mundo. A habilidade predatória fez com que a espécie entrasse em atrito com os fazendeiros habitantes da região pantaneira, que consideram a suçuarana um tipo de praga.

Tartaruga-de-couro

Tartaruga-de-CouroA maior das espécies de tartarugas é bastante diferente das outras, tanto na aparência quanto na fisiologia. A espécie rara habita o pantanal brasileiro e chega a ter um tamanho médio de em torno de 2m de comprimento, por 1,5m de largura e 700kg. As principais características da espécie são o crânio forte, a presença de um palato secundário, a cabeça parcialmente retrátil e as extremidades em formato de nadadeiras não retráteis. Por ter sua carne e ovos muito saboreados, além de uma difícil reprodução, as tartarugas-de-couro se tornaram vítimas da ação humana e também entraram para a lista de animais em extinção na região do Pantanal.

A consciência ambiental é a única forma de protegermos essas espécies da extinção, lembrando que elas são apenas algumas das centenas postas em risco pela ação humana no Pantanal.

Publicado por Amoedo
Revisado em 17/09/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar