Antártida características da região

Características gerais da região mais fria e isolada do planeta e o Tratado da Antártida, como patrimônio da humanidade para estudos.

Pinguins na AntártidaDos continentes, aquele mais isolado, o mais gelado, o mais elevado e mais seco do mundo fica na região polar austral: é o Continente Antártico, que fica quase que totalmente no interior do Círculo Polar Antártico.

O encontro das águas dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, chamado de Confluência Antártica forma o Oceano Antártico e cerca toda a Antártida. Concentrado no Polo Sul, é o quinto maior continente da Terra.

Regiões

As profundas baias no sul dos Oceanos Pacífico e Atlântico dividem o continente em duas regiões. A maior delas, também conhecida por Antártida Oriental, está localizada em longitude oeste. A região menor, toda na longitude oeste, é a Antártida Ocidental.

Temperaturas

Geleiras da AntártidaSendo o continente mais frio e mais seco do mundo, a temperatura média na sua região central varia entre menos 30°C e menos 65°C. Até hoje, a menor temperatura registrada foi de -89, 2C, isto no dia 21 de julho de 1983, em Vostok, uma base russa.

Continente

Seu território tem 14.000.000 de quilômetros quadrados, quase o tamanho da América do Sul e corresponde quase 10% da área continental da Terra. Aproximadamente 98% de sua área é coberta de gelo e de neve durante o ano inteiro, com espessura média de 2.000 metros, podendo atingir até 4.800 metros. Se eventualmente essas geleiras derretessem ao mesmo tempo, o nível das águas dos mares poderiam se elevar em 60 metros.

Tratado da Antártida

Programa Antártico BrasileiroEm 1959 foi firmado um acordo que determinava o uso da Antártida para fins pacíficos e estabelecia um intercâmbio de informações científicas, bem como, proibia novas reivindicações territoriais. Que até 1991 o continente antártico não pertenceria a nenhum país e que todos teriam direito de instalar na região bases de estudos científicos.
No ano de 1991, os países prorrogaram este tratado por mais 50 anos, isto é, até 2041, sendo um patrimônio da humanidade.

Antártida é o único continente não habitado pelo homem antes da instalação das bases científicas.

Artigos Relacionados

  • Antártida características da região
  • Características da região Amazônica
  • Características da região Ártica
  • Características da globalização
  • Características da Floresta Amazônica

Revisado em 07/07/2017
Publicado em 06/03/2012 por Adeni

Mais informações por email


Comentar