Árvore de natal reciclável

Confira ideias de árvores de natal reciclável, alternativa de decoração sustentável que também pode contribuir com a renda familiar.

Árvore de natal de rolha

Com as festividades de final de ano chegando muitos detalhes precisam ser resolvidos, como a ceia, presentes e a decoração, mas fazendo uma economia em alguns detalhes, os custos com o natal podem ser reduzidos, um exemplo é fazer uma árvore de natal reciclável.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de árvores de natal reciclável, que apesar de serem feitas de produtos reutilizáveis, são lindas e com certeza irá chamar a atenção de todos, afinal, as árvores de natal, independentes de como são feitas continuam sendo o elemento principal da decoração de natal.

Árvore de natal com material reciclável

O Brasil está entre os países que mais recicla materiais reutilizáveis, como garrafas pet, vidros e papéis, perdendo somente para o Japão que fica no topo da lista dos países que mais reciclam. Porém, mesmo diante desses resultados positivos, a reutilização das matérias-primas naturais em nosso país ainda é considerada pequena. Uma árvore de natal de material reciclável possui inúmeras vantagens, entre elas está à economia financeira e a possibilidade de fonte de renda, já que o trabalho reciclável pode ser vendido.

Árvore de natal reciclável com garrafa pet

Para fazer uma árvore da natal reciclável de garrafa pet bastam apenas criatividade e paciência, já que o procedimento desse trabalho artesanal é fácil, apesar dos pequenos detalhes que precisam ser vistos. As árvores de natal de garrafas pet também podem ser utilizadas em trabalhos escolares de final de ano, além de ser garantia de diversão para a criançada, ainda estimula a criatividade e a reciclagem em nosso país.

Para fazer uma árvore de natal reciclável de garrafa pet é preciso muitas garrafas da cor de sua preferência, tesoura, cabo de ferro, vaso, vela, areia e enfeites de natal, esses materiais podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos artesanais. O primeiro passo para realizar esse trabalho reciclável é colocar a areia no vaso e fixar o cabo de ferro. Em seguida, com a tesoura, retire o fundo da garrafa pet e corte em tiras de 2 cm, queime-as na vela para dar um efeito na árvore de natal e depois coloque no cabo até formar a árvore. No topo de sua árvore de natal reciclável coloque algumas garrafas pet de um litro, decore com os enfeites ou luzes e está pronto.

Árvore de natal de garrafa pet

Árvore de natal reciclável de revista

Uma árvore de natal diferente são as feitas de livros. Para fazê-la é preciso de um livro, embalagem tetra Pack, caneta hidrográfica, tesoura, cola quente ou cola branca de secagem rápida e um arame fino. Primeiramente, faça o ápice da árvore como ponto de dobra e dobre cada folha para dentro do livro. Depois alise a borda da folha, mas não precisa marcar demais, dobre todas as folhas até o final. Em seguida, com a caneta hidrográfica, desenhe na embalagem tetra Pack um molde de estrela para enfeitar sua árvore de natal reciclável, desenhe duas estrelas e recorte-as. Finalmente cole as duas estrelas juntas, de modo que o lado colorido fique para fora e insira o arame no alto das dobraduras do livro, arrumando a sua estrela para ficar bonita. Se preferir, você pode revestir as capas duras do livro com um papel colorido e dar mais vida à sua árvore de natal reciclável.

Árvore de natal feito com revista

Árvore de natal reciclável com CD

A árvore reciclável feita de CD é uma maneira bem diferente e simples de inovar na decoração de natal. Os materiais necessários para fazer esse trabalho são: 15 CDs ou DVDs inutilizados, enfeites natalinos, papelão, cola quente e tinta spray metálica. O primeiro passo para fazer essa diferente árvore de natal é posicionar os CDs até formar um triângulo, serão utilizados em média 10 CDs. Em seguida, em cada centro dos CDs coloque os enfeites natalinos (fitas, laços, bolinhas coloridas, guirlandas) da maneira que desejar, use a criatividade. Para colar os enfeites utilize a cola quente para ficar firme e não correr o risco de soltar. Depois Corte o papelão em 5 tiras de 2,50cm de largura e sobreponha uma a uma até formar um triângulo, essa será a base da sua árvore de natal reciclável. O último passo desse trabalho é posicionar e colar as tiras de papelão e aplicar a tinta spray para dar o acabamento. Depois cole os CDs um de cada vez de maneira que fiquem bem juntinhos e para não aparecer a base da sua árvore reciclável.

Passo a passo de árvore de natal de cd

As árvores de natal recicláveis são alternativas sustentáveis para contribuir com o nosso planeta, inspire-se!

Confira no vídeo um modelo de árvore de natal reciclável feita com revista.

Saiba mais sobre Natal e trabalhos com material reciclável

Publicado por Maria Carolina
Revisado em 04/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • ludimila

    30/11/13

    Gostei muito das arvores muito criativo e enovador amei mesmo parabéns <3
    responder

Comentar