Bronquite sintomas e sinais

Analisamos e descrevemos os sintomas de vários tipos de bronquite, doença que ataca o sistema respiratório de muitas pessoas.

Garoto doente abraçado com urso de pelúciaA bronquite asmática causa o estreitamento do diâmetro da árvore brônquica por causa da ação dos músculos lisos, tosse com muco e obstrução das vias aéreas, podem apresentar sudorese, aumento da frequência respiratória e batimento cardíaco acelerado, falta de ar, sensação de aperto no peito e chiado. Vamos ao sintoma de cada um dos tipos da doença:

Bronquite viral

É caracterizada por catarro branco, tosse e dor no peito, pois ela pode se iniciar exatamente como gripes e resfriados, depois tende a evoluir para cura sem uso de antibióticos, o próprio sistema imunológico acaba eliminando os vírus causadores da inflamação.

Bronquite crônica

PulmãoEvolui por meses ou anos e na maioria das vezes causa tosse recorrente. Um fator que desencadeia a doença é poluição do ar, comum em grandes cidades. Poluentes externos, como a fumaça, por exemplo, causam lesões repetidas a várias células que revestem os brônquios, facilitando a ocorrência das infecções bacterianas.

Bronquite bacteriana

Geralmente surge como complicação de uma bronquite aguda viral, pois a duração é mais prolongada e o catarro possui cor esverdeada. Há a presença de bactérias no revestimento brônquico causando a inflamação. Deve-se buscar tratamento para evitar que a bronquite torne-se crônica.

Bronquite alérgica

Desenho de ácaroInflamação crônica dos brônquios e sua causa é alérgica, é fundamental não usar utensílios de limpeza que contenham pelo como cortinas no quarto e tapetes, não usar almofadas ou travesseiros de flocos de espuma e pena. Deve-se providenciar a limpeza do ambiente e manter o ar arejado.

Bronquite asmática

É uma doença crônica dos pulmões, causa um processo inflamatório em resposta a um agente desencadeante, esse agente pode ser alérgeno (fungos, ácaros e pólen), o diagnóstico é feito através de exame clínico e exames laboratoriais, testes específicos como o de função pulmonar e os cutâneos.

Uma dica para aliviar os sintomas é tomar chá de camomila, prepare duas xícaras de chá e tome ainda quente.

17/10/11 por Amoedo

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Minha filha tem tres anos ela tem diagnostico de bronquite alergica. por favor preciso de mais orientaçao quanto ao tratamento e a cura desta doença. obrigado

    francineldo ipuchima da silva

    18/08/13

Comentar