Caixa de Pandora Esperança

Conheça a história mitológica da Caixa de Pandora, causadora de todos os males que afligem a Terra, restando apenas a esperança.

Pandora abrindo a caixa.A Caixa de pandora é uma lenda da mitologia grega baseada na esperança e no mito da criação de Pandora, primeira mulher criada por Zeus. Existem várias versões para a Caixa de Pandora, uma delas diz que a lenda, escrita pelo poeta Grego Hesíodo seria a explicação para a existência de todo o mal no mundo e trata da esperança.

A história inicia-se com um titã conhecido como Prometeu escalando o Olimpo e roubando o fogo dos deuses para oferecer aos homens, despertando assim fúria de Zeus. Irado com a ousadia do titã, Zeus prendeu-o e o amarrou em um rochedo, todos os dias uma ave comia-lhe o fígado, que se regenerava durante a noite, dessa forma o titã agonizava e se restabelecia, mas Zeus ainda não satisfeito com a vingança ordenou que Hefesto, o Deus-ferreiro fizesse uma mulher belíssima, Pandora. Então Zeus, deu a Pandora uma grande caixa de marfim fechada e uma chave, ordenando-lhe que a caixa só fosse aberta quando se casasse. Algum tempo depois, Pandora conheceu Epimeteu, irmão caçula de Prometeu e se casaram.

Caixa de Pandora e a esperança

Mulher pensativa sobre caixaNo início do casamento, Pandora estava muito feliz e nem se lembrou da existência da caixa oferecida por Zeus. Porém, certo dia, quando seu marido não estava em casa, Pandora abriu a caixa, deixando escapar diversas criaturas monstruosas, algumas lhe picaram a face e subiram ao céu, cobrindo o sol e deixando o dia acinzentado. Pandora então desesperada fechou a caixa, porém, era tarde demais, todas as criaturas horripilantes da caixa estavam livres pelo mundo.

Quando Pandora estava angustiada por ter aberto a caixa, sentou-se ao lado dela e ouviu uma voz saindo de dentro da caixa, pedindo que a libertasse. Pandora respondeu que nunca iria soltá-la, então a voz respondeu-lhe que era a única que poderia ajudá-la. Pandora então abre novamente a caixa e para sua surpresa uma linda fada sai de dentro dela, era a fada da esperança. A fadinha da esperança alertou Pandora que todas os males haviam sido libertos por ela, como a raiva, egoísmo, doenças e todo o mal que existem até os dias de hoje no mundo e estes não poderiam mais serem presos na caixa. Porém, quando Zeus enviou a fada da esperança junto com esses males da caixa, era justamente para dar esperança aos sofredores, para lembrar-lhes que seu sofrimento é passageiro e que sempre haverá um novo amanhã e a esperança.

Caixa de Pandora lenda

Pandora abrindo a caixa.A lenda mitológica da caixa de Pandora está associada ao mal que não pode ser desfeito, que não tem solução, restando apenas à esperança. A lenda da Caixa de Pandora é extremamente atraente as pessoas que apreciam histórias da mitologia grega e muitos associam esse conto com a história de Adão e Eva, sendo o que difere essas histórias é que na lenda de Adão e Eva, existe uma possibilidade de se evitar o pecado e o mal, enquanto na lenda da caixa de Pandora o mal é inevitável, restando somente a esperança para o mundo.

A lenda da caixa de Pandora é uma maneira de tentar explicar a existência dos males da Terra e de estimular as pessoas a terem esperança em todas as situações, até mesmo quando pensamos que não existem soluções para os problemas.

No Canal do Portal ZUN no Youtube você confere mais sobre a caixa de Pandora e o resumo da história

Mais sobre a mitologia e a Caixa de Pandora esperança

Revisado em 23/06/2017
Publicado em 10/12/2012 por Maria Carolina

Mais informações por email


Comentar