Caixa Econômica FGTS inativo

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do FGTS ativo e inativo. Se seu FGTS está inativo, confira como efetuar o saque.

FGTS inativoInstituído em 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi regulamentado pela Lei nº8. 036/90 com o objetivo de proteger e amparar o trabalhador caso haja encerramento da relação com o emprego. O FGTS corresponde a um valor de 8% da remuneração do mês anterior e é depositado mensalmente até o dia 07 de cada mês pelo empregador em uma conta vinculada com a Caixa Econômica Federal.

A conta bancária aberta na Caixa Econômica Federal para o recolhimento do FGTS pode ser de dois tipos: contas ativas, quando há depósitos mensais na conta realizada pela empresa durante o período de trabalho e as contas inativas, quando a conta deixa de receber depósitos em decorrência da rescisão do contrato de trabalho por um período de três anos corridos, ambas rendem atualização monetária e juros até o momento em que o titular da conta efetuar o saque do FGTS ativo ou inativo nas agências da Caixa Econômica. Se sua conta está inativa, seu FGTS é considerado inativo, por isso confira como proceder.

FGTS inativo consulta saldo

Pessoa guardando documentos no bolsoCom cerca de 80 milhões de FGTS ativos e 55 milhões de FGTS inativos, a Caixa Econômica Federal disponibiliza aos seus clientes a consulta de saldos do FGTS ativo ou inativo através da sua página na internet. Para consultar seu saldo é preciso primeiramente cadastrar seus dados pessoais, tendo em mãos os documentos, o número de inscrição do PIS/PASEP e criar uma senha para o acesso.

FGTS inativo posso sacar?

Notas de dinheiroPara efetuar o saque do FGTS inativo o trabalhador deve comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos em mãos: carteira de trabalho, documento de identidade com foto e comprovante de inscrição no PIS/PASEP. Entretanto, o saque do FGTS inativo só ocorre após três anos corridos da rescisão de contrato de trabalho, ou seja, somente após três anos sem depósitos referentes à FGTS o trabalhador poderá sacar os recursos disponíveis no FGTS inativo na Caixa Econômica Federal.

Após a solicitação do FGTS inativo, o mesmo será pago no primeiro dia útil do mês do seu aniversário.

Se você possui uma conta de FGTS inativa, confira mais informações sobre como proceder e como sacar o dinheiro no vídeo.

Saiba mais sobre FGTS

11/01/13 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Boa tarde meu cartao cidadao esta invalido e nao lembro a senha. como faço.

    cesar bertoglio dandrea

    18/04/17

  2. Oi eu quero. saber si eu tenho. pra receber fgts

    ana paula garcia

    06/04/17

  3. é possível sber se tenho conta fgts inativa apenas com o número do cpf?

    valderi pio de souza cavalcante

    13/03/17

  4. Gostaria de saber se tenho dinheiro na conta inativa fgts

    osvaldo campos barrios

    10/02/17

  5. Eu não entendi

    luis carlos dos santos ribeiro

    07/02/17

  6. Como saber se eu tenho direito de 5 anos de trabalho e eu peoi demissão tenho direito dessa conta inativa ou não

    luis carlos dos santos ribeiro

    07/02/17

  7. Eu trabalhei de empregado de 1 de julho de 1988 a 7 de julho de 1993 eu pedi demssão eu tenho direito desse fgts inativo ou não

    luis carlos dos santos ribeiro

    07/02/17

  8. Muito bom essa iniciativa muito obrigado

    antonavanderleiarodriguesmarques

    25/01/17

  9. Sim

    eliade ribeiro santos costa

    23/01/17

  10. Boa noite não estou conseguindo ver se tem direito ao fundo de garantia inativo

    rafael

    23/01/17

  11. Gostaria de saber se tenho direito do fgts inativo.,aposentei em 1997.

    zilda da silva p.almeida

    20/01/17

  12. Gostatia de saber se tenho direito ao fgts inativo ja trabahei dezeteanos numa empresa coloquei naonaadvogacia espero que ele posso retribuir

    lourival oliveira de camargo

    29/12/16

  13. Queria sabe com sacar fgts inatvo

    inaldo antonio da silva

    28/12/16

  14. Não entendi direito são três anos desempregado ou três anos sem deposito daquela determinada firma que trabalhou estou desempregado a 16 meses posso sacar fundo inativo

    sidney cesario

    28/10/15

  15. Como saber quanto tenho de fundo de garantia inativo

    marcia

    04/02/14

Comentar