Caixa Econômica FGTS para reforma

Quer reformar sua casa, mas o dinheiro está curto? A Caixa Econômica Federal disponibiliza o saque do FGTS para a reforma e construção.

Pessoa segurando o desenho de uma casinhaA reforma da casa própria é um tanto complicada, principalmente quando o orçamento está curto e a casa precisa urgente de uma reforma. Para solucionar o problema, os bancos oferecem vários tipos de financiamento, tanto para a compra de um novo imóvel quanto para construção e reforma, porém os juros não são nada atrativos, por conta disso o Governo aprovou no ano de 2012, a utilização dos recursos disponíveis no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a reforma, construção ou até mesmo a compra da casa própria, através da Caixa Econômica Federal.

Disponível somente para pessoas físicas, o FGTS é recolhido pela Caixa Econômica desde a década de 60 e é depositado mensalmente pelos empregadores com o objetivo de formar uma reserva de dinheiro para os trabalhadores que possuem carteira registrada. O saque do FGTS só pode ser efetuado pelo trabalhador nas agências da Caixa Econômica, em determinadas situações, como por exemplo, na reforma da casa. Confira mais sobre como utilizar o seu FGTS da Caixa Econômica para reforma de sua casa.

Como liberar FGTS para reforma

Casal vendo a obraPara efetuar o saque do FGTS para reforma de imóvel é preciso a aprovação da Caixa Econômica, para isso você terá que apresentar uma série de documentos que comprovem que o dinheiro será mesmo empregado na reforma ou construção de um imóvel, não há limite de renda, porém será preciso comprovar que o imóvel residencial é regularizado com um valor máximo de R$500 mil. O processo é um tanto burocrático, primeiro calcule o quanto ficará o valor da sua obra, reúna os documentos que serão solicitados de acordo com o que o solicitante necessita se reforma ou construção e dê entrada no processo de financiamento junto a Caixa Econômica.

Depois será feita uma avaliação cadastral, caso seja aprovada, será emitida uma Carta de Crédito que corresponderá ao seu financiamento, depois será avaliado o imóvel e o orçamento da obra, caso esteja tudo certo, é assinado o contrato, com liberação do FGTS para gastos com a obra.

Requisitos para utilização do FGTS em reforma

Casal pintando a paredeO solicitante deverá preencher primeiramente os requisitos necessários para contratação de um financiamento normal junto a Caixa Econômica que são: possuir capacidade civil, ser maior de 18 anos ou emancipado, possuir idoneidade cadastral, possuir renda ou capacidade de pagamento, ser brasileiro e no caso de estrangeiros possuir visto permanente no país. Para a vinculação da utilização do FGTS para a compra de imóvel o solicitante não poderá ser proprietário ou estar em processo de compra de imóvel residencial na mesma localidade ou região em que se situa o imóvel a ser negociado.

Para a reforma será necessário possuir um imóvel de até R$ 500 mil, ser cotista do FGTS, comprovar a regularização da área do imóvel e a propriedade do imóvel junto às agências da Caixa Econômica.

FGTS para reforma e construção

Planta da casaEsta linha de crédito disponível na Caixa Econômica é voltada para reforma e ampliações de imóveis residenciais e só poderá ser contratada por trabalhadores com conta FGTS e que estejam empregados. O valor disponibilizado pela Caixa Econômica é de até 20 mil reais e os juros será de 12% ao ano, sendo que o prazo máximo para a quitação total do financiamento é de até 120 meses.

As obras se iniciam a partir do momento que o engenheiro indicado pela Caixa Econômica visita o local e emite a autorização para a liberação do FGTS.

Para mais informações sobre como utilizar o FGTS para reforma de seu imóvel residencial, confira o vídeo abaixo.

Revisado em 18/11/2014
Publicado em 16/01/2013 por Thaís

Receba novidades

Comentar com Facebook


Comentar

Siga-nos