Caixa Econômica FGTS PIS

Todas as pessoas que trabalham de forma legal perante a lei têm direitos garantidos aos benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Carteira de trabalho e dinheiro.A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição financeira que auxilia na política de crédito do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Fundada em 1861 por D. Pedro II, a Caixa há anos está presente na vida dos brasileiros.

Como empresa pública, a instituição além de atender interesses de seus correntistas bancários, ainda atende e administra benefícios concedidos a todos os trabalhadores formais através do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que é um direito de todo trabalhador com carteira assinada, o PIS (Programa de Integração Social) que beneficia funcionários de empresas privadas, entre outros programas.

Caixa econômica FGTS

FGTSO FGTS foi criado na década de 60 e tem como objetivo amparar os trabalhadores quando há o desligamento deste da empresa, através de um fundo de indenização trabalhista, o FGTS também pode auxiliar no financiamento de programas de habitação popular, infraestrutura urbana, saneamento básico, favorecendo pessoas de baixa renda. Para isso é descontado da folha de pagamento do trabalhador uma quantia correspondente a 8% do salário, depositados em uma conta na Caixa Econômica, que poderá ser sacado quando o funcionário for demitido sem justa causa, falecimento do titular da conta e outros casos específicos que podem ser mais bem esclarecidos no site da Caixa Econômica. O FGTS destina-se a todos os trabalhadores formais e a funcionários rurais, avulsos, atletas profissionais, safreiros e empregados temporários. Já os trabalhadores domésticos ou diretores são incluídos no programa a critério do empregador.

Mais sobre Caixa Econômica FGTS PIS

Caixa econômica PIS

Pis carteira de trabalho e dinheiroPara participar do programa criado pelo Governo Federal é necessário que na primeira admissão do funcionário, o empregador faça o cadastro dele no PIS, logo após a inscrição o funcionário receberá um cartão com o número de registro, esse cartão dá ao trabalhador vários outros benefícios trabalhistas. Os lucros a serem recebidos são as quotas de participação, rendimentos ao ano e o abono salarial, que constitui do valor de um salário mínimo, porém é pago somente se o funcionário preencher alguns requisitos, como estar cadastrado no PIS há pelos menos cinco anos, ter recebido a remuneração equivalente a dois salários mínimos ao mês durante o ano base, ter pelo menos 30 dias de atividade remunerada e manter os dados atualizados no RAIS. Para saber as datas de recebimento confira o calendário de pagamento nas agências da Caixa ou acesse o site.

Muitos trabalhadores ainda desconhecem seus diretos e por isso deixam de retirar seus benefícios, por isso o governo sempre promove campanhas a fim de conscientizar os trabalhadores, esteja atento e informa-se.

Leia mais sobre FGTS e PIS

  • Caixa Econômica FGTS PIS
  • Caixa Econômica Federal PIS
  • Caixa Econômica Federal seguro desemprego

04/09/12 por Veronica

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Eu trabalhei em duas firma bravox e begli com carteira assinada tenho direito.agora sou aposentada da pmsp.

    ana maria de oliveira

    03/02/17

Comentar