Características da caatinga brasileira

Confira informações sobre a caatinga brasileira, as características do clima, da fauna e da flora dessa riqueza nacional.

bode em meio aos cactos

Com aproximadamente 850.000 km², a caatinga brasileira ocupa cerca de 10% de todo território nacional, abrangendo os estados do Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Pernambuco e uma pequena parte de Minas Gerais. A Caatinga brasileira é caracterizada por uma paisagem esbranquiçada, que no período de seca predomina sob os troncos das árvores que perdem suas folhas.

A caatinga também possui o bioma exclusivamente brasileiro, ou seja, seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhuma outra parte do mundo. Portanto, se você quer mais informações sobre essa riqueza do nacional, confira nos tópicos abaixo, as características do clima, da flora e da fauna da caatinga brasileira.

Características do clima da caatinga brasileira

O clima da caatinga brasileira é semiárido, com temperaturas elevadas que variam entre 25°C e 29°C, a média das precipitações é de 600 mm e durante o inverno os rios secam. O clima seco é devido às massas de ar continentais equatoriais secas e a presença de uma pressão elevada que é formada no Atlântico.

Clima da caatinga brasileira.

Características da flora da caatinga brasileira

Apesar do clima seco, a flora da caatinga brasileira é muito rica, segundo especialistas encontramos mais de 1.000 espécies registradas atualmente e estima-se que existem aproximadamente 3.000 plantas nativas na região. A flora da caatinga possui características peculiares, do tipo Savana Estépica, com três tipos de vegetação: arbóreo (de 8 a 12 metros), arbustivo com a presença de cactáceas e bromeliáceas ( de 2 a 5 metros) e herbáceo (com menos de 2 metros).

A vegetação da caatinga brasileira, com o passar do tempo se adaptou ao clima seco, algumas plantas, por exemplo, os cactos, armazenam água, já outras espécies possuem raízes quase que na superfície do solo para absorver o máximo de chuva possível.

Flora da caatinga brasileira.

Características da fauna da caatinga brasileira

A fauna da caatinga brasileira também é bem diversificada, estima-se que existem aproximadamente 900 espécies de animais vertebrados na região, entre anfíbios, aves, répteis e mamíferos. Entre os animais mais conhecidos e que fazem da caatinga brasileira seu habitat natural estão algumas espécies de lagartos, cobras, roedores, arara-azul, gambá, veado-catingueiro e sapo-cururu.

Veado catingueiro.

A ação do ser humano colocou alguns animais em risco de extinção, como por exemplo, a arara-azul, pesquisadores afirmam que medidas rígidas precisam ser tomadas para garantir a preservação desse bioma brasileiro.

Veja mais sobre as características da caatinga brasileira neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre as características da caatinga

Publicado por Maria Carolina
Revisado em 04/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar