Home » Comportamento » Cultura

Características do cerrado brasileiro

Com um ecossistema extremamente rico, o cerrado brasileiro é umas das regiões que possui o maior número de espécies de fauna e flora.

cerrado brasileiro

O cerrado brasileiro possui aproximadamente 2 milhões de km², sua extensão ocorre do Amapá até o estado do Paraná, cobrindo mais dez estados brasileiros. A região do cerrado brasileiro apresenta variações com muita chuva e muita seca, suas principais vegetações contém aspecto ressecado e espinhoso. O cerrado brasileiro possui algumas características diferenciadas de outras vegetações como, por exemplo, seu solo com variações e relevos e também a presença predominante de planaltos.

O período de seca no cerrado se encontra no inverno intenso e se estende de cinco a seis meses do ano, já no período de verão o clima é constantemente quente e úmido devido a chuva que enriquece e contribui para as variações nas características do cerrado brasileiro.

Clima do cerrado brasileiro

A temperatura habitual do cerrado brasileiro assim como suas outras características é bastante instável, em maior parte do ano a temperatura é de 24 ºC, entretanto quando chega a primavera e o verão o clima esquenta ultrapassando os 40ºC e no inverno chega em torno de 12ºC.

cerrado brasileiro com cachoeira

A chuva chega ao cerrado brasileiro no período do verão que ocorre de outubro a março dando mais umidade e estabilidade ao solo. Uma das características marcantes do cerrado brasileiro são os ventos que costumam se instalar na maior parte do ano, esses ventos são tranquilos e servem de refresco para quem habita a região.

Vegetação do cerrado brasileiro

A vegetação no cerrado é muito rica e variada, uma grande área chamada chapada é coberta por vegetações com características singulares como pequenos arbustos retorcidos e grama verde, com presença de galhos secos e muitas flores diferenciadas.

A formação de vegetação no cerrado se dá em sua grande maioria pelos pássaros. Atualmente existem mais de duzentas mil espécies de árvores, plantas e arbustos, entretanto esse número se reduz muito na época de grande seca do cerrado brasileiro.

pôr-do-sol no cerrado

A capacidade que a vegetação tem em se adequar ao clima do cerrado é uma de suas características mais importantes, pois a vegetação em determinada época do ano se dá por eliminada por completa, porém com a chegada das chuvas elas renascem e assim voltam seu ciclo natural.

Com uma imensa extensão de campos e florestas o cerrado brasileiro é singular e considerado parte importante do planeta contendo muitas espécies além de apresentar uma biodiversidade difícil de encontrar em outros lugares.

Fauna do cerrado brasileiro

A maior característica do cerrado brasileiros com certeza se dá por sua riqueza de fauna e flora. A fauna em especial é extremamente rica e diversa, é muito fácil de encontrar no cerrado brasileiro espécies de invertebrados e vertebrados assim como um grande número de animais silvestres como anta, cervo, lagarto, seriema, papagaio, tatu, cobras de várias espécies entre outros.

O cerrado brasileiro e suas características distintas abrigam comunidades de muitos animais, entretanto essa grande diversidade está correndo risco de desaparecer. Devido a grande expansão e exploração de terras para o crescimento da agricultura, o desmatamento, entre outras práticas ameaçadoras essa biodiversidade pode sofrer grandes consequências.

cervo do pantanal

O Brasil possui uma das áreas de maior extensão geográfica em relação a outros países e em grande parte dessa extensão se encontra o cerrado brasileiro com suas inúmeras características e variedades que fazem essa região rica e singular no planeta.

Veja mais sobre as características do cerrado brasileiro neste vídeo do Youtube:

Publicado por Raquel Silveira
Revisado em 04/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar