Características gerais dos seres vivos

Os seres vivos possuem muitas características em comum, conheça algumas delas que são interessantes para o nosso conhecimento.

Estudos humanosA palavra vida é de origem latina e significa a reunião de características que sustentam os seres vivos em contínua movimentação. Podemos identificar uns facilmente, outros é preciso aparelhos especiais como o microscópio, para analisarmos se possuem movimentação ou não e assim confirmar se fazem parte desta classe.

A ciência responsável pelo estudo da vida chama-se Biologia e é através da sua base que conseguimos nos conhecer melhor e também aprender sobre a natureza que faz parte de nossas vidas. Através dela analisamos que todos os seres vivos desfrutam de algumas características que possuem semelhança, as quais auxiliam na construção de cada um em particular.

Ciclo vital

Como o próprio nome já diz é um ciclo que acontece na vida de todos os seres vivos, ou seja, nascer, crescer, reproduzir-se, envelhecer e morrer.

Disposição celular

Células microscópicasTodos os corpos em geral são formados por células, podendo ser unicelulares, ou seja, apresentando uma única célula como exemplo as bactérias ou multicelulares, constituídos por grande número de células, como os animais.

Crescimento

Entendido por ser o crescimento de tamanho dos seres vivos, só ocorre quando esses ingerem alimentos que são transformados em proteínas para o seu desenvolvimento.

Movimento

Muitos seres são caracterizados por se locomoverem de um local para o outro, mas isso não acontece com todas as espécies, como as esponjas que não saem do lugar, podendo também ser chamadas de sésseis.

Reprodução

A principal característica dos seres vivos é o processo de reprodução, a qual dá andamento à sobrevivência da espécie, que pode ser dividida em:

Reprodução sexuada

Que acontece quando existem sexos separados, masculino e feminino.

Reprodução assexuada

Não abrange a fecundação do gameta feminino pelo masculino.

Essas são algumas das principais características que os seres vivos possuem em comum, é muito importante conhecer a vida e como somos formados.

07/12/11 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Bom demais o assunto.

    francisco lucas

    20/08/13

  2. Esse3 site é muito irado tipo lega mesmo!

    graziela rangel souza

    27/03/13

  3. Esse site me ajudou muito!

    graziela rangel souza

    27/03/13

  4. Esse site foi de suma importancia!

    laura alenca

    18/03/13

Comentar