Carlos Drummond de Andrade biografia resumida

Poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade anda encanta os amantes da boa leitura com seus textos de visão realista e românticos.

Carlos Drummond de Andrade

Nascido em outubro de 1902 o mineiro de Itabira colocava sua cidade natal entre suas obras. Foi estudar em Belo Horizonte e depois no Colégio Anchieta no Rio de Janeiro com os jesuítas da qual foi expulso por não se sujeitar as ordens que lhe davam. Voltou para Belo Horizonte e começou a carreira de escritor no Diário de Minas que agrupava os iniciantes do movimento modernista mineiro. Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925 e fundou com outros escritores A Revista que foi um importante veículo para o Modernismo em Minas Gerais.

Drummond  e o modernismo

Carlos Drummond de Andrade 2

Drummond concordava com a linha de pensamento dos modernistas que defendiam a escrita com versos livres e sem depender de métricas fixadas. Esta libertação pela qual lutava faziam parte Mario de Andrade e Oswald de Andrade, sendo esta a segunda geração do Modernismo no Brasil.

Poesias

Carlos Drummond de Andrade 3

Suas poesias são vistas com poder de levar o leitor a ter uma atitude livre de referências. O escritor Affonso Romano de Sant’Anna afirmou que é possível ver a poesia de Drummond dividida em três atitudes: Eu maior que o mundo (em poesias irônicas), Eu menor que o mundo (em poesias sociais) e Eu igual ao mundo (em poesias de abstração). No final da década de 1980 Drummond acrescentou outras linhas ás suas poesias que o acompanharam até sua última publicação. Entre suas obras poéticas estão: A Rosa e o Povo, Amar se Aprende Amando, Fazendeiro do Ar e As Impurezas do Branco.

Impressionista

Estátua de Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond era dominado por sua individualidade e muitas vezes escrevia poesias e deixava situações subentendidas ou que pareciam ser o contrário do que escrevia. Escrevia como um torturado por situações passadas, temendo o que haveria de enfrentar no futuro juntando tudo em seu presente entregue em papéis e escritas profundas.

Suas frases, poemas e textos podem ser encontrados no site O Pensador e no YouTube você poderá ver várias narrativas de suas mais belas obras.

Assista esse documentário disponível no youtube sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade:

)

Saiba mais sobre literatura:

31/10/11 por Ariane

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Adorei esse resumo me ajudou muito no trabalho de português amei !

    dara viana

    11/02/14

  2. Demais esses resumos me ajudou muito no trabalho de portugues.

    sabrina souza

    02/11/13

  3. Esse resumo me ajudo muiiito no meu trabalho de portugues

    tainara martins

    29/10/13

  4. Esse resumo me ajudou e mais no trabalho da escola nota 10 pra esse resumo <3

    maisa wanderlei da silva

    25/09/13

  5. Nós ajudou muito muito na pesquisa da escola

    ruan e gabriel

    18/09/13

  6. Amei esse site me ajudou mto na minha pesquisa da escola

    yanca

    11/08/13

  7. Esse velhinho é inteligente pra caramba.... curto vários textos dele... ajudou bastante na pesquisa da escola

    raquel moura

    08/08/13

  8. Eu gosto muito de poesia eu amo o mundo

    natanzinhow

    06/06/13

  9. Umm trbalho de escola nao e facill kkkkkk

    thais

    06/06/13

  10. Certinho.

    clarice

    05/06/13

  11. Adorei esse site me ajudou muito na minha pesquisa de escola sou poeta tambem mais não publiquei ainda nenhuma das minhas poesias minha nota é otima

    leticia

    31/03/13

Comentar