Home » Dicas » Documentos

Carteira nacional de habilitação categorias

A carteira nacional de habilitação presente no território brasileiro é dividida em categorias, conheça quais são e o que abrangem.

Carteira de habilitaçãoA Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH, é um documento oficial brasileiro, que permite a autorização as pessoas para conduzirem veículos automotores terrestres. Com o passar dos anos, tornou-se tão importante pelo contemplamento de dados, que atualmente pode ser usada também como documento de identidade, mas somente no Brasil, que obteve autorização pelo DETRAN.

É dividida em categorias, que dão ao condutor licença para conduzir veículos de acordo com o que lhe for habilitado, as quais são conquistadas uma após a outra, se for aprovado em exames de aptidão.
Motociclistas em estrada

Categoria A

As pessoas que estão habilitadas a conduzirem veículos com duas ou três rodas, ou seja, motos e triciclos, que podem conter ou não carro lateral, e com número correto de acompanhante no veículo.

Categoria B

Mulher dirigindo carroAutoriza os condutores a dirigirem veículos motorizados, a qual o peso não ultrapasse três mil e quinhentos quilogramas e a lotação não passe de oito lugares, sem contar com o motorista. É uma das categorias mais solicitadas.

Categoria C

Caminhões na estradaHabilita os condutores na direção de veículos motorizados usados em transportes de cargas, que o peso ultrapasse três mil e quinhentos quilogramas, como caminhões, e que conduza até oito indivíduos.

Categoria D

ÔnibusApresenta ao condutor, licença para que este possa conduzir veículos motorizados usados no transporte de passageiros, ultrapassando oito lugares, como exemplo o ônibus.

Categoria E

Autoriza a condução da combinação das categorias B, C e D, a qual a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, apresente seis mil quilogramas ou mais, sendo que o número de passageiros seja maior que oito lugares ou se encaixe na modalidade trailer.

Para tornar-se hábil nas categorias acima da B, é necessário que o condutor tenha mais de um ano na habilitação anterior a que deseja possuir, não ter praticado nenhuma espécie de infração gravíssima ou grave e nem ser reincidente de multas médias ao longo do último ano.

Publicado por Raquel Silveira
Revisado em 10/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar