Home » Dicas » Documentos

Categorias da carteira de habilitação

Conheça mais sobre as categorias da carteira de habilitação, confira suas importâncias e como proceder para se habilitar corretamente.

mulher segurando cnh

A carteira de habilitação é um documento necessário para toda pessoa que conduz um automóvel no território brasileiro mais conhecido como carteira de motorista. Esse documento é obrigatório e contém informações necessárias como a foto de identificação, nome, filiação, números dos documentos do RG e CPF, categorias habilitadas, número de registro e a validade de vencimento. A renovação da carteira de habilitação deve ser feita de cinco em cinco anos para se adequar as normas e andar conforme a lei do trânsito brasileiro.

Para adquirir uma carteira de habilitação é necessário que a pessoa maior de dezoito anos passe por exames físicos e psicológicos competentes ao Departamento Nacional de Trânsito, mais conhecido como Detran, além de frequentar aulas teóricas e práticas para ser habilitado a conduzir um automóvel. Cada carteira de habilitação contém descrições importantes na hora de dirigir como, por exemplo, a categoria no qual o condutor está apto. São existentes cinco categorias para conduzir veículos no Brasil: A, B,C, D e E sendo diferenciadas pelo tempo e especialização de condução de cada uma delas.

O que são as categorias da carteira de habilitação?

As categorias da carteira de habilitação são divididas de acordo com cada tipo de veículo que o condutor pode utilizar, quando desrespeitadas essas categorias da carteira de habilitação o condutor pode sofrer penalidades ao ponto de ser impedido de dirigir novamente por um determinado prazo estabelecido pelas normas de trânsito.

As categorias de carteira de habilitação são informações importantes sobre a qualificação e especialização de cada condutor, além de ser uma garantia e confirmação de uma aptidão para o motorista exercer um trabalho como transporte de passageiros ou cargas perigosas.

carteiras de habilitação

Depois de habilitado o futuro motorista não poderá conduzir qualquer veículo, primeiramente deverá constar em sua carteira de habilitação uma das categorias iniciais.  Essas categorias são A ou B e permanecer pelo menos cinco anos, depois do vencimento, poderá renovar e se capacitar com exames e treinamentos para uma das próximas categorias da carteira de habilitação que são as categorias C e assim por diante.

Quais são as categorias da carteira de habilitação?

As categorias da carteira de habilitação são A, B, C, D e E  cada qual compete a uma qualificação e especialização adequada para conduzir tipos específicos de automotor. Essas categorias da carteira de habilitação fazem partes das normatizações realizadas pelo departamento de trânsito brasileiro como maneira de fiscalizar e prevenir acidentes com veículos de alta periculosidade.

A categoria A é referente a todos os veículos automotores e elétricos que contenham duas ou três rodas. A categoria B é uma das categorias da carteira de habilitação mais utilizada que é referente a veículos automotores e elétricos que possuem quatro rodas, cujo peso não exceda a três mil e quinhentos quilos e sua lotação deve ser no máximo oito lugares.

menino dirigindo carro com instrutor

O condutor que possui umas das carteiras de habilitação como a categoria C, está apto para conduzir transportes de carga e seu peso máximo pode exceder de três mil e quinhentos quilos. As categorias da carteira de habilitação que se definem como mais perigosas e requerem atenção e cuidados redobrados são as categorias D e E.

A categoria D é liberada para transporte de passageiros com lotação excedente a oito lugares, a categoria E é permitida ao condutor do transporte que contenha unidade acoplada, reboque, semirreboque, podendo exceder oito lugares além de se enquadrar na categoria trailer.

Como mudar a categoria da carteira de habilitação?

Para que a mudança seja realizada para outra categoria da carteira de habilitação o condutor deve ser primeiramente apto na categoria B. Para inicializar na categoria C o condutor deve estar habilitado há mais de um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima.

Para habilitar-se nas categorias D e E, os candidatos devem conter mais de 21 anos e estarem habilitados no mínimo há dois anos na categoria B, além de não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos doze meses até a aprovação do curso especializado.

Para mudar a habilitação compareça a uma unidade de atendimento do Detran com todos os documentos originais e cópias, comprovante de residência e a atual carteira de habilitação. É necessário pagar a taxa e pagamento para a mudança que é aproximadamente 108 reais.

Caminhão na estrada.

É importante que o condutor saiba que ao conduzir veículos possuindo categorias diferentes a que esteja apto na carteira de habilitação estará sujeito a penalidades. Para que isso não aconteça caso necessite de transportar outros tipos de veículos que exijam outras categorias na carteira de habilitação é necessário fazer a mudança das categorias e estar regularizado com a lei.

Confira mais no canal do portal Zun do Youtube: Detran SP CNH vencida.

Publicado por Raquel Silveira
Revisado em 04/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar