Cefaleia tensional como tratar

A cefaleia tensional é uma dor de cabeça muito comum e é necessário procurar um neurologista para realizar o diagnóstico e tratamento.

Dor de cabeça

A cefaleia tensional é caracterizada por uma tensão muscular na cabeça, nuca e pescoço, provoca dor de cabeça constante e latejante, um tipo específico de dor de cabeça que causa muito desconforto na musculatura da cabeça, sendo o principal desencadeador das crises o estresse.

Sintomas

Sensação de pressão forte na cabeça (como uma fita apertada em toda a extensão da cabeça), músculos tensos e contraídos nos ombros e pescoço, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração, fadiga e falta de apetite, enjoo, fraqueza e alterações de visão, sendo que as crises podem ter duração de horas.

Tratamento

Mulher fazendo massagemO médico neurologista pode iniciar um tratamento medicamentoso a base de analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos, também são indicados tratamentos alternativos como acupuntura, exercícios físicos, aulas de yoga para relaxar o corpo e a mente, psicoterapia cognitiva comportamental, massagens relaxantes nos músculos do pescoço e ombros, é muito importante manter uma alimentação equilibrada e ingerir pequenas porções de frutas, cereais integrais, iogurte nos intervalos das refeições, pois ficar muito tempo sem se alimentar também pode causar dor de cabeça. Pequenas mudanças de hábitos trazem alívio para os sintomas da cefaleia tensional, procure relaxar por alguns minutos e ouça músicas relaxantes.

Causas

Mulher cansadaA cefaleia tensional descreve uma resposta do organismo as pressões emocionais e tensões diárias, vários fatores podem desencadear a dor de cabeça como má postura, sinusite, esforço excessivo, cansaço, gripes e resfriados, também o consumo excessivo de cafeína e álcool.

Para os casos de cefaleia tensional é fundamental tentar manter uma vida calma e tranquila, evitando a preocupação excessiva. O atendimento médico é indispensável para verificar as causas da dor de cabeça, pois embora a cefaleia tensional seja o tipo mais comum de dor de cabeça, é importante verificar se não há outros problema de saúde relacionados.

13/10/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar