Home » Comportamento » Relacionamento

Ciúmes como controlar

O ciúme excessivo pode ser a causa de um relacionamento. Neste artigo, algumas dicas sobre como controlar esse sentimento.

CiúmesTodo mundo já sentiu ciúmes de alguém, pois todos nós já tivemos e teremos ciúmes. Esse sentimento pode sinalizar amor, ódio, tristeza e vários outros. Os sentimentos fazem parte da condição humana e por isso são considerados algo extremamente normal. Quando o ciúme é sentido de uma maneira controlada, pode ser visto de maneira positiva, pois sugere um cuidado com as pessoas que amamos.

Relação com a infância

AutoestimaDe acordo com os estudos realizados por diversas universidades, o ciúme acontece na relação primária entre a mãe e o bebê, sendo essa uma das nossas primeiras experiências de vida. Isso acontece porque o bebê é totalmente dependente da mãe e, para conseguir a presença constante do objeto de amor, começa a chorar, originando uma verdadeira ansiedade de abandono e medo de perder a mãe.

Uma pessoa com um ciúme possessivo não consegue aceitar a posição individual do outro, e qualquer relacionamento externo ao casal é visto como uma enorme ameaça e, com isso, a pessoa ciumenta começa a ter atitudes como espionar o celular, procurar vestígios de roupas usadas, saber com quem e onde o parceiro está, espionar e-mail e Orkut e outros são exemplos do que uma pessoa com ciúme possessivo é capaz de fazer.

Autoestima

AutoestimaÉ importante lembrar que pessoas ciumentas não são assim porque querem, e que o ciúme é um sinal de que algo não está bem e ao contrário do que muitos pensam, o ciúme não é considerado uma doença, nem tão pouco, excesso de amor. A maioria das pessoas desconfia daquele futebol com os amigos, dos estudos, da faculdade, do celular, mas isto é visto como não permitir com que o parceiro tenha a permissão para praticar a atividade física que deseja, ter lazer e ter o aprimoramento profissional. Isso não é visto como amor e sim como egoísmo, pois a pessoa tem medo de perder.

Atitudes como essa de não deixar que o seu parceiro tenha uma vida social normal, assim como tinha antes de conhecer você, acaba desgastando cada vez mais o relacionamento e o ciúme em excesso acaba por levar as pessoas ao término de um relacionamento. Por isso, não adianta tentar controlar o ciúmes se não descobrir sua causa.

Publicado por Thaís
Revisado em 17/07/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar