Comidas indígenas e seus significados

As comidas indígenas tornaram-se uma espécie de herança gastronômica para nosso povo, saiba quais são e seus significados.

Comida indígena

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil e são conhecidos até hoje por sua cultura repleta de significados. Entre as tradições indígenas mais conhecidas os tipos de comidas e seus significados se destacam. A alimentação indígena é natural, saudável e equilibrada, rica em vitaminas e sais minerais.

Os indígenas extraem seus alimentos da própria natureza, consomem raízes, frutas, verduras e peixes, toda essa comida é livre de agrotóxicos e muito saudável. As comidas, para os indígenas, possuem significados que são ligados à natureza, eles retiravam seu sustentando através dela, por isso a respeitam, não matam animais por matar e, sim para se alimentar.

Além disso, ao contrário de nós, que o ato de comer tornou-se uma rotina diária, o momento da alimentação para eles é como um ritual sagrado e repleto de significados.

Conheça alguns tipos de comidas indígenas no Brasil, assim como suas origens e significados.

Comidas indígenas no Brasil

As comidas indígenas tornaram-se uma espécie de “herança gastronômica” para nosso povo, os pratos típicos dos índios fazem parte do nosso cardápio cotidiano. Entre as comidas indígenas que comemos atualmente, alguns pratos se evidenciam, como os típicos do Norte e do Nordeste do Brasil.

Tapioca

Entre esses pratos com significados indígenas está a tapioca, cujo ingrediente principal utilizado no preparo é a fécula de mandioca, alimento consumido pelos indígenas. A mandioca para os indígenas tinha seu significado, as mulheres a mastigavam em sinal de honra.

Hoje esse ingrediente é utilizado em diversos pratos que comemos e agrada o paladar de muitas pessoas por todo o país. Outra comida com significados indígenas e que se perpetuou até os dias de hoje, principalmente na região Amazônica são os pratos preparados com peixes, como ensopados e peixes assados. A influência dos significados indígenas ainda está em pratos preparados com batata-doce, amendoim, palmito, milho e inhame.

Os temperos que utilizamos hoje no preparo de pratos também possuem significados indígenas, eles utilizavam uma mistura de pimenta com sal pilada, conhecida pelos indígenas como juquitaia.

Tipos de comidas indígenas

Índia alimentando seu filho

A culinária indígena é rica e diversificada, sendo uma importante referência para a gastronomia brasileira. As comidas indígenas são caracterizadas pelo modo de preparo simples, com ingredientes com significados ligados à natureza, baseada na pesca, caça, raízes e temperos naturais. Entre as comidas indígenas algumas se destacam por suas características peculiares.

Um prato peculiar com significados indígenas é o beiju com moqueado, comida típica do Norte do Brasil, esse prato é preparado com ingredientes utilizados pelos indígenas, como o peixe e a mandioca, no site Gazeta online você poderá conferir passo a passo do preparo dessa comida indígena.

Tacacá

Esse site ainda ensina a preparar outro prato com significados indígenas, é a moqueca de banana picante, a banana é uma fruta tropical popular em nosso país e que os indígenas a utilizavam em sua alimentação diária. As comidas exóticas com significados indígenas também são sucessos nos restaurantes brasileiros, como pratos com coelhos, codorna e galinha da angola. O tacatá, o tucupi também são pratos de sucessos e com significados indígenas, ambos os pratos são preparados com o sumo da mandioca cozida, misturados com peixes ou carnes.

A tradição indígena na culinária desperta o interesse de muitos chefs da gastronomia do nosso país, essas comidas exóticas atrai turistas de todo o mundo, além disso, estão presentes em nosso cardápio diário, variando desde pratos principais a sobremesas. Com tantas opções de pratos com comidas indígenas não podemos nos esquecer das tradições e significados que essas comidas representavam para os índios brasileiros, eles fazem parte do patrimônio cultural e da gastronomia do nosso país.

Saiba mais sobre comidas indígenas

31/10/12 por Maria Carolina

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Adoreiiiiiiiiiiii

    thais

    02/10/13

  2. Muito bom

    jennife karolyne

    25/09/13

  3. Mt bom

    gustavo lindao

    03/09/13

  4. Muito bom esta ajudando bastante

    carol

    01/07/13

  5. Muito bom esta pagina .muito bom mesmo

    sammuel victor

    26/06/13

  6. Gostei !! ;) os indígenas são muito espertos !

    kamily macêdo

    12/06/13

  7. Adorei visitar esta pagina obrigado

    kaique

    28/05/13

  8. Nossa e muito bom comidas de indios...............

    elias moura

    19/04/13

  9. Eu gostaria que mostra se as comidas do indios e qual delas foram para a nossa alimentaçao por favor tem responder rapido obrigado

    amanda ribeiro vasques

    09/04/13

Comentar