Como educar um filho

Confira dicas simples de como educar um filho e veja regras básicas para educar da melhor maneira e ter orgulho de seu filho.

pais e filho lendo livroA tarefa de educar um filho não é nada fácil, ser firme na hora certa e dar muito carinho quando necessário é de extrema importância para pais e filhos. Devido à correria com trabalho e afazeres do dia a dia ter um tempinho para os filhos fica cada vez mais escasso e muitos pais sentem-se culpados e abrem mão de muitos princípios que podem deixar os filhos mal acostumados e mimados demais. Mesmo que a saudade se misture com a culpa do pouco tempo com o filho, toda criança necessita de limites para se desenvolver melhor e acompanhar o ritmo adequado assim como horário e afazeres.

Os pais na hora de educar seus filhos devem estar atentos a singularidade de cada um, estabelecer limites e regras é tudo que uma criança necessita, entretanto ser rigorosos demais também pode prejudicar o desenvolvimento e a confiança do filho nos pais. O melhor método de educar um filho é ter momentos a sós com ele, mostrar interesse em suas preferências e realizar atividades em família.

Como educar um filho rebelde

mãe falando e filho gritandoLidar com a rebeldia do filho deve ser algo a ser encarado seriamente, geralmente o filho que começa com atitudes rebeldes está necessitando de mais atenção dos pais. Dar demasiadamente presente e utensílios aos filhos na hora que eles desejam é forma errada de agradar. Essas atitudes fazem o filho entender que pode tudo quando quiser e quando os pais dizem não a atitude do filho é se rebelar seja no choro, em palavras estúpidas e até mesmo em atitudes que os pais não aprovam.

Aos primeiros sinais de atitudes de rebeldia do filho que na maioria das vezes floresce na adolescência os pais devem ficar cientes que essas atitudes são formas desesperadas de atenção e carinho. Ter um tempo para o filho e mostrar para ele qual o valor real e as dificuldades em se ter algo é importante. Uma das melhores maneiras de educar um filho rebelde é mostrar para ele que a vida pode ser dura longe da proteção dos pais, mostrar sua importância que ele tem na vida dos pais e quão grande é o amor dos pais para com ele mudará totalmente algumas atitudes do filho.

Como educar um filho teimoso

mãe falando com criança teimosaToda criança passa por sua fase de teimosia, algumas delas são a vida toda, a teimosia é algo a ser tratado pelos pais quando o filho é ainda pequeno. Nem sempre dizer não ao filho é tarefa fácil e, muitas vezes ele desafia os pais testando toda a sua paciência e com o resultado acabam abrindo mão daquilo que antes tinham negado. Essa é uma das atitudes mais erradas na vida dos pais, a partir do momento que o pai ou mãe disse não ao filho deve ser firme até o final, pois se abrem uma exceção uma vez, aí já perdem o controle total da situação e da educação sobre os filhos.

Mostrar para a criança quem é a autoridade dentro de casa, pode tornar filhos muito mais obedientes e menos confusos, o castigo quando dado na hora certa também é maneira correta de educar e querer o melhor para o  filho.

Como educar um filho homem

pai e filho fazendo a barbaA educação dos filhos independentes ser for menino ou menina deve ser levada a sério. O filho homem em especial deve crescer com bons exemplos dentro da família principalmente vindos da figura masculina. O pai em especial deve ser presença marcante na vida do filho homem, pois é nele que irá se espelhar quando mais velho. Educar um filho homem ou mulher da melhor maneira é estabelecer limites, regras e também abrir espaço para o diálogo seja em qual momento for.

A palavra educar é mais que sustentar e suprir suas necessidades básicas quando criança. Educar é moldar o filho para o mundo e mostrar todas as dificuldades e alegrias que ele poderá enfrentar no futuro, entretanto com boas atitudes mostrar-lhe que ser um homem ou mulher de bem somente trarão coisas positivas para suas vidas.

Educar não é somente papel da escola, a educação começa dentro de casa com bons exemplos e muita conversa dar tudo para o filho não fará dele a melhor pessoa, entretanto dar amor, carinho e compreensão é tudo que ele realmente necessita para ser um filho exemplar.

Confira mais no vídeo abaixo do Youtube sobre como educar seu filho:

Saiba mais sobre como educar um filho

15/10/13 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentar