Home » Comportamento

Como lidar com a rejeição

A rejeição é um sentimento difícil de ser consentido pela maioria das pessoas, saiba como lidar com essa dificuldade em diferentes âmbitos.

Moça triste

A rejeição é um problema muito delicado e que precisa ser  cuidado. Afinal, quando uma pessoa é rejeitada de alguma forma, ela acabada sofrendo, não somente pela rejeição, mas isso pode causar danos psicológicos e abalar a vida emocional da pessoa.

Em casos mais sérios, a pessoa rejeitada tem a vida amorosa, profissional e familiar drasticamente afetada. Por esse motivo todos devemos saber como lidar com esse problema:

Rejeição amorosa

O amor é algo lindo e maravilhoso, quando recíproco. Em alguns casos existe a rejeição por parte de um dos envolvidos, seja por falta de amor ou ainda por uma terceira pessoa envolvida.

casal terminando relacionamento

Seja qual for o motivo da rejeição, quando você ama alguém e esse alguém não sente o mesmo por você, acaba virando uma mágoa. Muitas pessoas que sofreram por amor evitam se envolver em outros casos amorosos, porém esse é um grande erro!

Para lidar com a rejeição amorosa é preciso em primeiro lugar se amar. Além disso ter bons amigos também ajuda a melhorar a angústia que normalmente é sentida.

Tem gente que quando sofre rejeição fala no assunto insistentemente para quem quiser ouvir. É natural querer desabafar, porém escolha a pessoa que você fará isso é evite gritar sobre o assunto para o resto do mundo.

Esse fato também inclui as indiretas em redes sociais. Além é claro de evitar as espiadinhas no perfil da pessoa.

Rejeição familiar

Menino se sentindo rejeitado em família

Esse é um problema mais sério, pois a família é a base estrutural de um ser humano. Quando existe a rejeição dentro de casa, há grandes chances de causar danos sérios e até permanentes.

Por esse motivo é importante um acompanhamento desses casos, principalmente quando se trata de crianças mais novas, que sentem a rejeição dos pais ou outro familiar de uma forma muito mais intensa.

É importante que pessoas que se sintam rejeitadas dentro de casa procurem alternativas e atividades que as façam se sentir melhor, como esportes, música, artes e até mesmo a igreja podem ajudar.

Rejeição dos amigos

Esse tipo de rejeição é mais conhecida como bullying. Essa atitude negativa, que acaba afetando a vida emocional das pessoas pode levar a sérios danos irreversíveis, como até mesmo morte.

Menino se sentindo rejeitado na escola

Quando essa rejeição é perceptível e a vítima não toma uma atitude, é preciso que os mais próximos incentivem a essa pessoa a fazer um tratamento psicológico.

Uma forma de lidar com a rejeição dos amigos também envolve a busca por outras atividades e até mesmo frequentar novos círculos de amizades ou ainda lugares novos.

A rejeição, seja ela como for, precisa ser tratada com calma e paciência, e se for preciso, um psicólogo pode ajudar a passar por esse problema.

Confira um vídeo muito interessante com o tema: Lidando com a rejeição de Flavia Melissa.

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 22/03/2016

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar