Como se alimentar bem?

A alimentação saudável requer disciplina e determinação. Se você quer se alimentar melhor confira dicas de como se alimentar bem!

Criança segurando maçãs ao lado de pirâmede da alimentaçãoA alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo e uma melhor qualidade de vida, entretanto, com a correria e a falta de tempo, se alimentar de modo correto acaba por ser muito difícil e as pessoas acabam por optar por refeições ou alimentos industrializados, além dos famosos fast-foods, alimentos estes poucos nutritivos e ricos em calorias vazias que além de causar o ganho de peso acabam levando a uma desnutrição oculta devido à falta de nutrientes essenciais para o organismo.

Por isso, se alimentar de maneira saudável vem sendo um assunto muito discutido pelos profissionais da saúde, pois além de manter a saúde em dia, se alimentar corretamente traz mais qualidade de vida e evita uma série de doenças causadas pela má alimentação. Por isso, se você quer se alimentar melhor, confira algumas dicas:

Como se alimentar bem no dia a dia?

Mulher se alimentando

Com a correria do dia a dia a alimentação acaba por ser a mais afetada e substituída por refeições pouco saudáveis e muito calóricas, por isso, optar por alimentos naturais e práticos como frutas, legumes e verduras é a melhor opção para quem mais qualidade de vida e saúde. Para mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa mais saudável a primeira coisa é mudar a lista de compras e introduzir cereais integrais como aveia, linhaça, farinha de trigo integral, arroz integral, além de trocar as frituras ou alimentos gordurosos por alimentos ricos em gorduras boas como as sementes oleaginosas, entre elas, as nozes, avelã, macadâmia e castanhas.

Para o dia a dia corrido o truque é trocar as guloseimas ou as refeições grandes por pequenas porções que tenha carboidrato, proteína e lipídeos de fontes boas.

Como se alimentar bem na gravidez?

Barriga de gestante e alimentos saudáveis

Na gravidez a alimentação deve ser a mais saudável possível, pois além de nutrir a gestante, a alimentação deve ser capaz de nutrir o feto para seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, nos três primeiros meses de gestação a ingestão de ácido fólico, ferro, cálcio e proteína são essenciais para manter os nutrientes necessários para a formação do feto. E, passado o primeiro trimestre é que aumenta cerca de 200 calorias para que o corpo possa armazenar energia para o período de lactação, além de evitar o ganho de peso exagerado.

Como a maioria das gestantes apresentam problemas gástricos recomenda-se ingerir pequenas porções, divididas em 6 a 7 refeições por dia afim de para evitar azias, vômitos e ânsia. E, assim como qualquer outro indivíduo saudável, a gestante deve ingerir 3 porções de frutas, 4 de legumes e verduras, 1 porção de leguminosas, 2 porções de leite e derivados, 2 porções de carnes e ovos e 6 porções de carboidratos.

Como se alimentar bem na amamentação?

Mulher amamentando

No período de amamentação a lactante tem um gasto maior de energia pelo fato de estar produzindo leite, por isso, a alimentação saudável é de extrema importância para garantir nutrientes para a mãe e para o bebê, evitando assim deficiências nutricionais. A recomendação é manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, alimentos com boas fontes de proteínas, cálcio e ferro e alimentos ricos em gorduras boas como abacate, azeite, peixes de água salgada e sementes oleaginosas.

Durante o período de amamentação é importante que a lactante exclua alguns alimentos e bebidas, já que estes podem passar pelo corrente sanguínea e se misturar com o leite materno e até mesmo causar irritação e cólica no bebê, por isso, evite ou diminua o consumo de frituras, bebidas ricas em cafeína, alho, chocolate, feijão, repolho, cebola, leite de vaca e brócolis.

Assista um vídeo com dicas de como se alimentar bem.

Revisado em 26/11/2014
Publicado em 20/11/2013 por Thaís

Tags: ,

Receba novidades

Comentar com Facebook


Comentários

  • ariovaldo ferreira de almeida

    21/11/13

    Eu gostaria que publicasse como evemos nos alimentar mais explicativo: digamos... café da manhã; frutas, mel queijo etc.etc., almoço; comer isso..., no jantar, ..., entendeu?, aí, ficaria mais explicado. ok?, mas todas essas dicas já valeu em alguma coisa.
    responder

Comentar

Siga-nos