Home » Diversão » Curiosidades

Como surgiram os números

Entenda como os números surgiram em nossa humanidade. E até hoje faz parte de nosso cotidiano.

numerologia

Os números surgiram, antes mesmo da Matemática. Se faz o estudo que isso ocorreu por volta de 30.000 a.c.

O surgimento dos números na Pré- História

Os homens primatas, deixavam a era Paleolítica onde eram nômades e já na era Neolítica se fixavam em cavernas e começavam a dar início os primeiros registros de aldeias, já que ao lado da caverna, possuía plantações e rebanhos.

numeros

Os números surgiram da necessidade de contar o número de animais dos rebanhos, eles (os homens primitivos) se utilizavam de ossos e para cada animal um risco era feito.Porém com o aumento do rebanho isso se tornou mais complexo, aí a ideia de utilizar um objeto para ilustrar cada animal. Com um saco de pedras, a contagem era realizada. Daí o surgimento da palavra cálculo= contagem das pedras.

numerosemnossocotidiano

Entretanto, carregar um saco cheio de pedras, foi uma tarefa que caiu no desinteresse do homem primitivo, ele passou a assimilar os dedos das mãos a contagem, além de surgir o sistema decimal ( já que possuímos 10 dedos) não era necessário carregar nenhum utensilio de contagem.

A civilização e os números

Com um grande número de aldeias, os animais também aumentavam para o sustento da população, e os dedos já não eram suficiente, criou-se então a representatividade dos números, os primórdios da Matemática.

riscosempedraseossos

Entre riscos em pedras, e nós em cordas. O primeiro número era o número 1, que representava noção de unidade, em seguida o dois que significava mulher e filho, e o 3 que significava multidão.

A utilidade dos números

O que se sabe é que nosso sistema de numeração teve origem na Ásia, há muitos séculos atrás próximo as margens do rio Indo, onde hoje é o Paquistão. Os primeiros registros da matemática, foram realizados pelos egípcios, muito provavelmente para a construção das pirâmides.

Voltando aos números, o número zero foi o último número a ser inventado, que significava conjunto vazio, o ausência de números. Criado pelos babilônios foi levado a Índia, e com sua criação, o sistema numérico passa a ter uma nova base o número 10. Já o conjunto que conhecemos hoje, tem seus primórdios aprimorados pelos indianos, apesar de ser conhecido como numeração indo- arábico.  Na Matemática podem ser classificados como: Racionais, Inteiros, Naturais e Irracionais.

tiposdenumeros

Vale lembrar que os números estão em todos os lugares, são algo da inteligência como as letras e as palavras, mas podem ser representados por símbolos.

Ciências como a numerologia e a astrologia, dão um novo sentido aos números. Assim como em muitas religiões e seitas.

veladeaniversario

Já parou pra pensar que sem a existência dos números, não poderíamos comemorar o nosso aniversário.

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 03/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar