Home » Dicas » Documentos

Contrato de locação residencial

Baixar um modelo de contrato de locação é uma boa alternativa, mas nunca substitui a presença de um advogado de confiança.

Desenho de casaEm um negócio, o contrato assegura os direitos e deveres firmados formalmente entre ambas as partes. Entretanto, mesmo que o modelo seja seguido em larga escala, alertamos: a consulta de um advogado pode prevenir dores de cabeças, já que deve haver o entendimento das leis vigentes sobre os procedimentos de locação. Um contrato simples deve conter o nome completo e a qualificação de locador, locatário, dos fiadores e seus cônjuges.

Modelo de contrato para download

Para quem deseja criar um contrato com certa urgência, existem alguns modelos disponíveis na internet. O mais completo é o Modelo de Contrato de Locação (Aluguel), disponível no link. Após baixar o contrato e antes de firmar o negócio, é extremamente recomendada a leitura do documento todo e vale relembrar que os modelos nunca substituem um advogado de confiança. Lembre-se também que cada caso exige um contrato diferente; portanto, fique a vontade para efetuar alterações, quando houver desejo mútuo das partes.

Dicas para elaboração de seu próprio contrato

ContratoO endereço e tipo de imóvel locado deve ser descrevido em seus pormenores, assim como a finalidade (residencial ou comercial, por exemplo). O prazo da locação deve estar rigorosamente delimitado, contando com a data de início e termino do período visado naquele contrato.

Locatário e locador devem estar atentos à inserção da data pontual da mensalidade do aluguel, com o valor do mesmo escrito em algarismos e por extenso.

Também é importante que estejam atentos à periodicidade do reajuste do valor acordado, que deve sempre seguir os limites permitidos por lei.

Publicado por Amoedo
Revisado em 07/07/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • domingos filipe araujo gonçalves

    03/03/13

    Muito instrutivoç, agradeço por essas consultas
    responder

Comentar