Cristo Redentor Rio de Janeiro

Um dos cartões postais mais celebrados do mundo, o Cristo Redentor somou anos de trabalho e é símbolo das belezas do Rio de Janeiro.

Cristo RedentorA estátua do Cristo Redentor,  Patrimônio Histórico Nacional,  retrata a imagem de Jesus Cristo e está localizada no Bairro Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Precisamente, o cartão postal que é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, fica no alto do Morro do Corcovado numa altura de 709m acima do nível do mar, iluminando todo o Rio de Janeiro à noite. Com 38m de altura, 8m estão no pedestal e 30m na estátua, sendo a segunda maior escultura de Cristo no mundo, perdendo o posto de para a  Estátua de Cristo Rei, na Polônia.

A Obra

cartaz de inauguração Cristo RedentorDepois de cinco anos de obras, o Cristo foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, exatamente às 19h e 15min.  Participaram do projeto os escultores Paul Landowski, o artista plástico Carlos Oswald e o engenheiro Heitor da Silva Costa.

O Princípio

A Princesa Isabel já havia sugerido em 1859 a construção de um monumento religioso no morro do Corcovado. Anos mais tarde, em 1921, próximo das comemorações do centenário da Independência do Brasil, tornou-se a cogitar a construção da estátua com algumas propostas apresentadas. De princípio foram construídas duas estradas, uma de ferro e a outra rodoviária, para facilitar o envio de material para a construção audaciosa.

Hoje

Corcovado à noiteDesde 2003 já podem ser realizados casamentos, batizados ou celebrações católicas na capela Nossa Senhora de Aparecida, na base da estátua. Em 2007 foram instaladas escadas rolantes e elevadores para facilitar o acesso de idosos e deficientes físicos. Em 7 de julho de 2007, numa festa no estádio da Luz, em Portugal, a obra foi incluída entre as sete maravilhas do mundo moderno. A escolha das 7 maravilhas foi feita por telefone e internet e o "Gigante Brasileiro"  recebeu mais de 100 milhões de votos.

No Canal do Portal ZUN no Youtube você confere mais sobre o Cristo Redentor Rio de Janeiro:

O acesso ao Cristo redentor pode ser feito de trem ou de carro. Pelo trem, o acesso fica na Rua Cosme Velho, já de carro próprio, é necessário pagar pedágio. Veículos credenciados também fazem o transporte. Outra opção é estacionar o veículo e caminhar por aproximadamente 2,5Km.

Publicado por Adeni
Revisado em 14/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar