Curiosidades sobre o chocolate

O chocolate é o doce mais famoso do mundo, mas existem coisas que você não sabe ao seu respeito, confira em nosso post!

bombomdechocolate

Que o chocolate é uma delícia e a maioria das pessoas adoram, isso todo mundo sabe, porém esse doce muito solicitado principalmente pelas mulheres possuem grandes peculiaridades que vamos contar à você, neste post!

Chocolate na antiguidade

A Primeira plantação de cacau, matéria prima do chocolate é muito antiga sendo descoberta por arqueólogos que chegam em registros por volta de 1100 a 1400 a.C

Porém, pragas nas plantações de cacau como a vassoura de bruxa, podem comprometer a produção do fruto, atingindo negativamente a produção em cerca de 1/3 no Brasil.

Ainda na antiguidade o chocolate derretido não servia para se deliciar não, ele servia para remédio, isso mesmo! Para gripes, resfriados e dores de estômago era considerado um santo remédio.

chocolatederretido

A primeira pessoa considerada como chocólatra, que é uma certa compulsão por chocolate, foi a rainha espanhola Ana de Áustria, por ainda ser uma bebida medicinal, ela não passava um dia sequer sem tomar uma dose, deste líquido doce e saboroso.

plantaçãodecacau

O termo chocolate, ao pé da letra quer dizer pasta doce de cacau, sua origem não é muito precisa, porém, “a mais correta” vamos se dizer assim, é a mexicana “chocolati", ainda sobre a sua origem o chocolate pode ser considerado um fruto sagrado dos deuses astecas e os maias, onde só pessoas nobres como os imperadores, poderiam degustar de tal fruto, onde seu valor era algo inestimável podendo ser mais valioso que o ouro e a prata no período asteca.

Chocolate e suas curiosidades

A primeira chocolateria ou fábrica de chocolate foi inaugurada na Inglaterra no ano de 1657. Os primeiros a fabricarem chocolate em barra, foram os americanos em 1765, o chocolate branco na verdade é a manteiga de cacau, por isso, é mais adocicado que o chocolate tradicional.

chocolateria

A maior maquete de chocolate foi construída nas Olimpíadas de Barcelona em 1985 e pesava cerca de duas toneladas e tinha dez metros de comprimento.

No nosso querido país, a Neugebauer foi a pioneira em 1891, na recém-proclamada República. Atualmente o estado da Bahia é o maior produtor de cacau e a nossa capital Brasília é a maior consumidora de chocolate.

Chocolate e suas propriedades

Já em nossos amigos caninos o chocolate pode ser letal, isso mesmo, por conter uma substância tóxica para os cachorros a teobromina pode causar desde aumento da pressão arterial, alergias ou até mesmo uma convulsão que pode levar nosso amiguinho a morte.

cachorrosãoproibidosdecomerchocolate

Os suíços são os maiores consumidores dessa iguaria, consumindo por pessoa cerca de 10 quilos por ano.

Os maiores produtores ficam mais longe, lá na África mais precisamente na Costa do Marfim, que é responsável por 35% da produção mundial por ano

Já nossa terra tupiniquim é o quarto maior em consumo anual, já na Páscoa isso muda de figura, somos o segundo país em consumir ovos de páscoa, perdendo apenas para o Tio San (EUA). Também pudera né, essa maravilha dos deuses é impossível resistir, sendo que a sensação ao ingerimos essa delícia, é a mesma sensação de bem estar e prazer ao beijarmos nossa pessoa amada.

chocolatesuiço

Uma grande curiosidade é que o chocolate possuí uma substância chamada feniletinamina, que é capaz de diminuir o cansaço e aumentar os hormônios responsáveis pelo prazer, sendo possível somente em uma versão líquida do produto.

cremedechocolateparaorosto

Além de alimento, o chocolate serve para os cosméticos, devido ao seu alto poder de hidratação, xampus, cremes para pele, condicionadores, perfumes levam em  sua composição, propriedades existentes no chocolate. Assista um vídeo interativo a seguir:

Leia mais sobre chocolate

Revisado em 28/07/2016
Publicado em 28/07/2016 por Veronica Ortiz

Mais informações por email


Comentar