Home » Dicas » Documentos

Daltônico pode tirar carteira de motorista?

Daltônicos não conseguem distinguir as cores vermelho, amarelo, azul e verde, mas dependendo do grau de daltonismo podem dirigir.

Homem dirigindoO daltonismo é uma doença que atinge de 3% a 8% da população, podendo ser congênita ou adquirida. Entretanto, a maior dúvida com relação ao daltonismo está relacionada com a permissão para conduzir veículos ou não. Afinal de contas, daltônicos podem ou não tirar carteira de motorista?

Aprenda um pouco mais sobre a doença, seus graus e se podem ou não tirar CNH:

O que é o daltonismo

O daltonismo nada mais é do que uma incapacidade em caracterizar e distinguir cores, em especial, o vermelho e o verde, causada pela ausência ou insuficiência dos cones oculares responsáveis por captarem e absorverem as cores enviadas da retina para o cérebro e projetadas no globo ocular. O problema pode ser de origem genética que é bem mais frequente nos homens, porém, na forma hereditária, a doença é geralmente transmitida de mãe para filho, sendo transmitido pelo cromossomo X de gene recessivo. Cerca de 5% a 8% dos homens são daltônicos e somente 0, 4% são mulheres. Já a forma adquirida aparece por conta de lesões na retina ou no nervo óptico.

Graus do daltonismo

Exame de daltonismoA doença se divide em vários tipos e graus, podendo ser classificada como:

Protanopia

É a mais comum que consiste na incapacidade de distinguir a cor vermelha, amarela e verde;

Tritanopia

Aparece com menor incidência nos indivíduos, mas que consiste na incapacidade de distinguir a cor azul e amarela;

Deuterenopia

É uma das formas mais raras, atingindo somente 1% da população que é quando o indivíduo faz confusão sobre a cor vermelho e verde.

Daltônico pode ou não tirar CNH?

Assim como qualquer pessoa, os daltônicos devem fazer todos os exames como o psicotécnico e o de vista para se tirar a CNH e a partir de um exame chamado de Tabela de Ishihara é possível avaliar se o indivíduo é portador ou não do daltonismo. Na tabela há várias bolas coloridas com números e letras em seu interior e pelo fato de ter cor o daltônico não consegue ler direito. A partir disso, parte-se para um exame diferenciado, chamado de Projeção Luminosa, em que as cores verde, amarelo e vermelho aparecem aleatoriamente. Se o indivíduo acertar ele passa no exame e está apto para tirar carteira de motorista de qualquer categoria, afinal as únicas cores que interessam no trânsito é o vermelho, amarelo e verde.

Riscos e problemas

Os principais problemas dos órgãos responsáveis pelo trânsito brasileiro estão relacionados com a existência de municípios que usam uma sinalização com sinaleiros com formatos diferentes, o que poderia causar riscos de acidentes no caso de motoristas daltônicos, os quais estão acostumados com a intensidade do brilho ou do tempo de cada cor.

Se você é daltônico, o ideal é procurar uma autoescola de sua cidade para avaliar quais são os seus direitos e deveres de acordo com as leis e normas do DETRAN, além de tirar dúvidas sobre o curso teórico, aulas práticas e provas para conseguir a permissão da carteira nacional de habilitação.

Publicado por Thaís
Revisado em 29/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • fernando lopes

    25/07/13

    Observem a nova resolução 425/12 do contran anexo ii que o daltônico agora só dever ser capaz de identificar a ordem dos semáforos e não mais as cores.
    responder

Comentar