Home » Dicas » Documentos

DETRAN SP RENAVAM Formulário

Com o número do RENAVAM em mãos, é possível solicitar o preenchimento de formulário para uma série de serviços úteis do DETRAN SP.

RENAVAMCom o avanço da tecnologia e a popularização da internet, alguns serviços que antes demandavam horas de filas em repartições públicas agora podem ser solicitados diretamente através do computador. Isso acontece, por exemplo, com o preenchimento do formulário do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), através do site do DETRAN SP. O DETRAN SP disponibiliza online, formulário para preenchimento do RENAVAM nas mais diversas modalidades, para solicitações como primeiro emplacamento, aquisição de veículo, compra com troca de município ou placa, emissão de segunda via, alteração de dados e baixa de veículos. O formulário para o RENAVAM do DETRAN SP é uma excelente forma de se economizar tempo nas filas e dinheiro com serviços terceirizados que oferecem tais preenchimentos.

Para realizar as solicitações através do formulário de RENAVAM do DETRAN SP, é preciso ter em mãos alguns documentos, como: Placa e RENAVAM do veículo, município de registro e número do chassi original, dados completos do endereço do proprietário, assim como dados pessoais (RG e CPF ou CNPJ). Também é necessário ter em mãos as características do veículo como marca e modelo, espécie, tipo, cor, combustível, ano de fabricação e modelagem, carroceria, etc. No caso de arrendamento, no formulário de RENAVAM do DETRAN SP também são solicitados dados do arrendatário ou da financeira realizadora.

DETRAN SP RENAVAM online

DETRAN SP no celularO formulário de RENAVAM do DETRAN SP está disponível dentro do site do DETRAN. O site também oferece algumas outras importantes ferramentas para o contribuinte, como informações sobre os pedidos da primeira habilitação, além de um formulário para solicitação da segunda via da CNH. Através do RENAVAM, também é possível solicitar a liberação de documento recolhido de veículo apreendido, assim como a microfilmagem de multas e o pedido de recursos contra as penalidades de trânsito. Cada estado do Brasil possui seu próprio DETRAN, portanto, se você não é morador de SP, deverá consultar no Google qual o órgão responsável pelo controle e emissão de formulários em seu estado.

DETRAN SP RENAVAM licenciamento

DETRAN SPAlém do formulário de preenchimento de RENAVAM e das informações citadas no tópico anterior, o site do DETRAN SP também oferece um sistema de impressão de boleto anual de licenciamento, o que é muito útil para contribuintes que não se encontram no estado natural de registro do veículo, ou simplesmente querem evitar as indesejadas filas nas repartições. Aliás, é importante ressaltar que o próprio advento da solicitação de formulários online de RENAVAM no site do DETRAN SP fez com que as próprias filas diminuíssem consideravelmente e a tendência é que, no futuro, praticamente todas as solicitações e preenchimentos de formulário sejam feitas através da plataforma online do RENAVAM no site do DETRAN SP.

Para solicitar o boleto de licenciamento do ano atual, deverá ser inserido o número do RENAVAM, seguido de uma confirmação de caracteres eletrônicos gerados automaticamente. Tais caracteres servem como recurso de segurança, para que o servidor não seja bombardeado com inúmeras solicitações de programas mal intencionados. O formulário será exibido no site do DETRAN SP, logo após a inserção do RENAVAM e dos caracteres.

DETRAN SP RENAVAM Consulta IPVA

Transferência de veículoOutro serviço possível através do número do RENAVAM é o preenchimento de formulário para consulta do IPVA. Esta solicitação, ao contrário das já citadas anteriormente, não deve ser feita no site do DETRAN SP, mas sim na página da Receita Federal. Lá, podem ser consultados os débitos referentes ao IPVA, Multas Federais, Estaduais, Municipais, Convênios, Taxas e DPVAT, devendo para isso ser preenchido um pequeno formulário com o RENAVAM do veículo, seguido do número de documento (CPF/CNPJ) do proprietário. No site, também pode ser consultado o formulário de consulta de valor venal para o IPVA do ano corrente, informações estas oferecidas em conjunto com o site do DETRAN SP e que também precisam do preenchimento de formulário com o RENAVAM para serem exibidas.

DETRAN SP formulário recurso multa

Outro formulário disponível no site do DETRAN SP e através da inserção do RENAVAM é o formulário de recurso para multas. Para acessar o formulário, entre no site do DETRAN SP e clique na opção Recurso Contra Penalidade de Multa, localizada na parte superior direita, logo abaixo da aba Infrações. Na página seguinte, você encontrará informações sobre o serviço de recursos de multas, com dados importantes sobre o preenchimento do formulário de contestação. O próprio formulário, assim como os requerimentos necessários para realização da contestação são disponibilizados para impressão no próprio site do DETRAN SP. Também é mostrado um Passo a Passo com as certificações necessárias ao contribuinte.

A seguir, veja um vídeo elaborado pela equipe do PORTAL ZUN, sobre o preenchimento de formulário online para solicitações e consultas através do RENAVAM no site do DETRAN SP.

Publicado por Amoedo
Revisado em 09/10/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • paulo roberto soares

    16/07/13

    Quais são as taxas que pagarei para transferi o meu carro ford ka 1997/1998, sendo que ja foi pago licenciamento, ipva, seguro 2013
    responder

Comentar