Dicas de alimentação para quem tem diabetes

Algumas dicas interessantes incluídas na alimentação de quem tem diabetes pode ajudar no controle da doença e melhor qualidade de vida.

medidor de glicose e alimentos

Os casos de diabetes têm aumentado em proporções epidêmicas. A OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que aproximadamente 180 milhões de pessoas no mundo tenham o diagnóstico de Diabetes.

O maior problema da diabetes é que se trata de uma doença que tem o poder de se desenvolver de forma assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, por isso dizemos que é um mal silencioso, por isso muitas pessoas vão descobrir a doença quando o quadro já está bem avançado.

Sendo assim as formas de prevenção e tratamento têm sido cada vez mais exploradas e indicadas por profissionais da saúde, com o objetivo de evitar novos casos e também oferecer uma boa qualidade de vida aos que já apresentam a doença, assim como evitar complicações que a Diabetes traz.

Além de fatores hereditários, sedentarismo e a obesidade, a alimentação é um fator diretamente ligado ao desenvolvimento, no entanto uma alimentação adequada pode ajudar imensamente no controle da doença.

Por isso, confira algumas dicas de interessantes de alimentação para quem tem diabetes auxiliar no controle da doença.

Substitua o achocolatado das receitas

Bolo de chocolate

Muitas vezes a vontade de comer um bolo de chocolate é incontrolável, uma boa saída aos diabéticos é substituir o achocolatado das receitas por cacau em pó. Com toda certeza você terá um bolo muito mais apetitoso e saudável, pois a maioria dos achocolatados possui um alto teor de açúcar.

Aposte nas claras de ovo

clara e gema de ovo

Nas receitas substitua os ovos inteiros por duas claras, ou seja, retire a gema dos ovos e substitua por outra clara. Pois, elas deixam o preparado mais aerado. Além é claro de incrementar sua alimentação com proteína de boa qualidade, reduzindo o teor de colesterol.

Inclua aveia na alimentação

Aveia

Outro item fundamental para se incluir na alimentação diária é a aveia, pois graças a substância betaglucana contida nesse tipo de fibra, você afastará as placas de gordura do seu organismo, ficando longe do colesterol elevado.

Atenção na dose do adoçante

café com adoçante

A maioria das pessoas usa o adoçante de maneira excessiva e isso é um erro. Pois, o exagero além de dar a qualquer prato um gosto de remédio, ainda pode fazer com que você ganhe peso, já que muitas marcas possuem a mesma quantidade de calorias do açúcar. Sendo assim, coloque somente a quantidade estipulada.

Escolha o fermento correto

Fermento em pó

Ao utilizar fermento em alguma receita escolha o que contém na fórmula a substância pirofosfato de sódio, que em conjunto com o bicarbonato, também presente na fórmula, tem o poder de fazer o bolo, ou seja lá qual for o prato, crescer a valer. Já que se a receita não leva açúcar precisa então contar com um fermento bastante poderoso.

Bom, essas são algumas dicas para você que é diabético poder saborear da melhor maneira seus pratos, sem a necessidade de muitas restrições.

Veja mais dicas de alimentação para diabéticos no vídeo abaixo:

Mais artigos sobre diabetes e alimentação

04/02/15 por Talita

   

Mais informações por email

Comentários

  1. O diabetes não apresenta sintomas; por isso, o consideram uma doença assintomática.

    samuel alencar

    05/02/15

Comentar