Dicas de fotografia para iniciantes

Algumas dicas ajudam muito na hora de tirar fotos de boa qualidade, como os cuidados com a iluminação e o posicionamento da cena.

Mulher tirando fotoMesmo sem a realização de cursos especializados, os amadores na arte da fotografia podem utilizar várias dicas para otimizar seus registros caseiros, melhorando o resultado de cada clique. Atualmente, mesmo as câmeras não profissionais já disponibilizam recursos que permitem a obtenção de imagens cada vez melhores.

Destaque o tema da foto

BorboletaAntes de cada registro, compreenda os detalhes que mais sobressaem sobre aquilo que você quer registrar. Em caso de paisagens, tente imaginar que a fotografia deve ter as mesmas linhas de um quadro e que aquilo que não seja necessário nesta composição deve ser eliminado. Assim, você identifica com maior facilidade aquilo que precisa captar. Já para o registro de pessoas, você pode começar a treinar medindo a distância necessária para destacar (ou não) a figura fotografada.

Conheça sua câmera

Lente de câmera fotográficaLer o manual de instruções ajuda a extrair do seu equipamento um melhor desempenho técnico, de acordo com as particularidades das muitas máquinas caseiras disponíveis no mercado. Entretanto, algumas dicas são pertinentes a todos os tipos. O zoom digital, por exemplo, é uma armadilha que geralmente deixa a foto desfocada e sem nitidez. Para o registro de objetos pequenos, por exemplo, você pode selecionar a opção “Macro”, caso o recurso esteja disponível em seu equipamento e assim, chegar ao efeito desejado sem a perda de qualidade. O flash também deve ser usado com cuidado e apenas em ambientes escuros nos quais você não consiga realizar o registro sem borrões ou distorções.

Cuidados com iluminação

Foto de paisagem com por do solE falando em luz, sabemos que este é um dos elementos mais fundamentais para um bom registro fotográfico. A não ser que se queira uma foto apenas da silhueta de pessoas ou objetos, o ideal é que o foco de luz esteja centrado atrás da pessoa que está fotografando. Focos de luz posicionados à frente comprometem o resultado final e deixam a maioria das fotos escuras. Também tenha cuidado com as sombras, bonés e chapéus que podem interferir na luz sobre o rosto de quem está sendo fotografado.

Por fim, não descuide-se do foco e deixe a sua câmera no modo pré-foco, recurso presente na maioria das máquinas. Antes de cada registro, segure o botão disparador levemente e aguarde até que a máquina capture a foto.

Revisado em 17/07/2017
Publicado em 22/06/2011 por Jessica

Receba novidades

Comentar com Facebook


Comentar

Siga-nos