Dicas para voltar à forma depois da gravidez

O corpo feminino passa por inúmeras transformações na gravidez, por isso dicas para voltar à forma após a gravidez são indispensáveis.

Mãe segurando bebê e pesinho

O corpo da mulher passa por inúmeras transformações ao decorrer de uma gestação, especialmente a região abdominal, pois o útero que tem aproximadamente o tamanho de uma pera em condições normais, aumentando até chegar ao tamanho de uma melancia em período gestacional.

E para que os órgãos se acomodem, são deslocados para cima, fazendo com que os músculos do abdômen se afastem para as laterais, assim a pele estica ao extremo para acompanhar essa movimentação. O corpo feminino já é preparado para passar por todas essas alterações, no entanto, é indispensável ajudá-lo e os primeiros cuidados devem iniciar durante a gravidez.

Por isso, confira dicas para voltar à forma depois da gravidez.

Cuidados durante a gravidez

Como dissemos os cuidados para se voltar à forma com mais facilidade após a gravidez devem começar durante a gestação, e o principal deles é ficar de olho na balança para controlar o ganho de peso. Segundo aconselhamentos de médicos o ideal é ganhar de 11 a 15 quilos durante toda a gestação. No entanto, estar grávida não representa ter que comer por dois.

Grávida segurando barriga

Outra dica valiosa é se exercitar durante a gravidez. Os exercícios físicos são indispensáveis para qualquer pessoa, inclusive para a gestante, desde que acompanhados pelo seu médico, para que ele indique as devidas adaptações para essa nova fase.

A prevenção das temidas estrias também entra nessa lista de dicas. O surgimento delas surge pelo estiramento da pele do abdômen e o rápido ganho de peso, que pode estar relacionado também a fatores genéticos, no entanto, a hidratação diária da área pode evitar o aparecimento do problema. Escolha produtos específicos para gestantes e não se esqueça de passar o hidratante ao menos duas vezes ao dia.

Cuidados pós-parto

Mulher fazendo exercícios com bebê

A principal atitude pós-parto extremamente fundamental, que será um cuidado tanto para mamãe quanto para o bebê é a amamentação. Além de proteger o bebê contra inúmeras doenças, fortalecer o vínculo da mãe com seu filho, ainda faz a mamãe queimar diariamente cerca de 750 calorias. Por tantas vantagens é que se faz indispensável o aleitamento materno.

Uma alimentação balanceada, com a ingestão de muita verdura, frutas e legumes e muita água são fundamentais para voltar à forma o mais rápido após a gravidez. Além disso, a água é fundamental para a produção de leite, e ainda ajuda na eliminação de líquidos retidos no corpo, auxiliando na melhora da aparência.

Retomar a malhação também é um dos passos para ficar com o corpo em dia após o parto. Converse com o obstetra e veja quando estará liberada para os exercícios de maior intensidade. Enquanto isso já passear com seu bebê no carrinho pelo parque, já estará se mexendo.

Em conjunto com drenagem linfática, aulas de yoga e o uso de cintas pós-parto, o abdômen tende a voltar ao normal o quanto mais rápido. E você será uma mãe feliz e com a autoestima lá em cima.

Confira no vídeo abaixo mais dicas para voltar a forma depois da gravidez:

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19/02/15 por Talita

   

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Comentários

  1. Bom saber!

    samuel alencar

    20/02/15

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