Dieta para hipertrofia e queima de gordura

Ganhar massa muscular e perder gordura corporal é desejo muitas pessoas mas, para isso, é preciso disciplina e acompanhamento.

músculos

Uma das grandes “pedidas” nas academias atualmente: desejo de ganhar massa muscular e, simultaneamente, perder gordura. Seria possível então, que essas duas metas pudessem acontecer de forma concomitante? Dizem os especialistas que sim, porém, é necessária a potencialização dos hormônios anabólicos e o controle do hormônio catabólico cortisol, mesmo que, através da farmacologia. Num corpo físico normal, torna-se complicado utilizar gordura quando se fabrica massa muscular. Num organismo com deficiência calórica, que é fator para utilização de gordura, os esforços serão no sentido de repor glicogênio para o bom funcionamento do organismo, o que implica que a construção muscular seria uma situação secundária.

Ganho de massa x queima de gordura

Mulher fazendos musculaçãoSim, é um caso especial aumentar massa magra e diminuir gordura em bons níveis, ao mesmo tempo. É um procedimento que deve ser realizado ainda no começo de um programa de treinamento de pessoas que não passaram por programas de treinos. Sabe-se que  incluindo a "difícil tarefa" ainda no começo do programa, o benefício é maior. Quanto mais adiantado o programa menores são as respostas do organismo.

No início, existe maior processamento das unidades motoras e que acaba impulsionando as células musculares “adormecidas”. Não sendo nesse período inicial, os benefícios seriam reduzidos, havendo por isso, dificuldades de aquisição de tecido magro juntamente com a diminuição da gordura do corpo.

Como  ganhar massa e queimar gordura ao mesmo tempo?

Músculo dos braçosVencida a primeira etapa de ajustamento, a seguinte é promover as etapas da atividade nutricional da pessoa, que serão intercaladas entre o período de aumento de massa magra e o período de diminuição de gordura do corpo. Claro, que os procedimentos são em acordo com o estágio físico atual, a meta e o treinamento. Preparador físico e o nutricionista deverão estar participativos um com o outro no processo dieta x treino.

Recentemente, para se ganhar massa magra, procedia-se com uma dieta super-hipercalórica por certo período e, logo após, uma atividade para perda de gordura corporal. Nessa hiperdieta calórica, era habitual o ganho de muita gordura corporal associada ao ganho de massa magra, o que resultava numa redução de gordura que levava muito tempo e consequentemente perdia-se a massa magra que foi, às duras penas, conquistada.

É preciso ter controle

É muito importante que uma atividade de aquisição de massa magra seja de forma controlada, em que a dieta realizada seja somente para promover a hipertrofia muscular, sem ganho de gordura. Se acontecer de o indivíduo apresentar no começo de sua meta um volume maior de gordura, é preciso uma adequação nessa proporção, antes de realizar o trabalho próprio de hipertrofia.

Avaliar o processo pode ser enganoso se for utilizada uma balança para aferir o peso do indivíduo, pois quando se fala em volume e numa mesma proporção, a gordura pesa bem menos do que a massa muscular.

Todo o processo de uma dieta para hipertrofia e queima de gordura deverá sempre ser avaliada por um profissional apto para a função.

11/07/12 por Adeni

   

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