Home » Educação » Estudo

Diferença entre poema e poesia

As diferenças entre os diversos gêneros literários como o poema e a poesia geram muitas dúvidas entre os estudantes e vestibulandos.

Menina lendo um livroMuitas pessoas acham que poesia e poema são sinônimos, entretanto, há uma grande diferença entre essas duas coisas que causam um nó na cabeça dos estudantes e vestibulandos.

Aprenda um pouco mais sobre as principais diferenças entre ao poema e a poesia e quais os principais escritores dos dois gêneros:

Poema

Carlos Drummond de AndradeNa Antiguidade os poemas eram cantados em peças musicais e após muito tempo foram separados da música, tornando-se algo específico com total ritmo e rima e em três gêneros literários que são o épico, o dramático e o lírico. O poema é uma obra literária caracterizada por um texto escrito em estrofes e versos de modo consensual. O poema tem carater concreto, portanto, deve ser visto como um todo.

Na maioria das vezes, esse tipo de linguagem relaciona-se com a beleza, arte e músicas. Pode ser declamado em saraus que permite a presença de poesias no texto.

Os escritores de poemas mais conhecidos são Mário Quintana, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Clarice Lispector e outros.

Poesia

Na poesia a linguagem humana tem características estéticas, ou seja, a poesia é uma maneira de retratar coisas imaginárias que irão depender da imaginação do autor. A poesia possui aspectos metafísicos usados em um mundo fático e imaginário, sendo identificada como uma arte própria e inigualável em forma de linguagem não verbal que permite ao escritor extrapolar o uso da linguagem culta, recorrendo assim a recursos como a utilização de figuras de linguagem como, por exemplo, a hipérbole.

Para entendermos melhor: a poesia é uma forma de se escrever, enquanto o poema só existe quando escrito.

Se você gosta de poesias e poemas, acessem os sites Pensador UOL, Site de Poesias e Clube da Poesia e conheça os mais variados textos escritos por escritores famosos do mundo inteiro.

Publicado por Thaís
Revisado em 27/04/2015

Compartilhar

Receba novidades

  • nilda

    01/10/13

    Gostei mto obrigada
    responder
  • patrícia samára soares

    15/09/13

    Agradeço os esclarecimentos, porém agora fiquei com outra dúvida... se a poesia só se concretiza dentro de um poema, ela pode ser tratada como um gênero textual, diferente do poema?
    responder
  • emylli natally

    15/07/13

    Amei
    responder
  • daniella

    15/07/13

    Gostei me ajudou muito
    responder
  • daniel

    13/03/13

    Gostei me ajudou
    responder
  • kawanne

    21/10/12

    Goster valeu pela ajuda
    responder
  • mayara

    22/02/12

    Adoreei me ajudou bastante
    responder

Comentar