Diferenças entre Dengue, Zika Vírus e Chikungunya

Dengue, Zika Vírus e Chikungunya são assuntos constantes nos últimos dias e tem causado bastante dúvida entre a população.

Dengue Zika Chikungunya

Um único mosquito, 3 doenças diferentes! O Aedes aegypti é o causador de todos esses problemas, que se não forem cuidadas, podem levar a morte.

Apesar de serem 3 doenças diferentes, são transmitidas pela picada do mesmo mosquito, e também possuem alguns sintomas semelhantes. Por isso, entenda as principais diferenças entre elas:

Dengue

Dengue

O alerta contra a dengue já está sendo espalhado no Brasil há um tempo. Essa doença é sem dúvida a mais grave entre elas.

Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dor no corpo e principalmente nos músculos, olhos e cabeça. Além de falta de ar, indisposição e manchas avermelhadas na pele. Esses são os sintomas mais comuns da dengue, mas ainda existe a dengue hemorrágica, que além desses sintomas ocorre hemorragias e pode matar.

Alguns medicamentos não oferecem auxílio para tratar a dengue, por isso o tratamento mais comum é repouso e hidratação, com a ingestão de muito líquido. Buscar ajuda médica é de suma importância, já que a doença pode levar a morte.

Zika Vírus

Zika Vírus

Das três doenças causadas pelo mosquito a zika vírus – ou zica vírus – tem os sintomas mais leves, porém as consequências podem ser muito mais sérias!

Os sintomas também incluem febre, porém não tão alta quanto a dengue e a chikungunya, além de olhos avermelhados acompanhados de coceira. No geral, esses sintomas permanecem por até sete dias e depois desaparecem.

Porém, no caso de grávidas que apresentam os sintomas da zika vírus, podem ter a vida do bebê prejudicada, já que a doença está relacionada com um problema neurológico chamado microcefalia, além da Síndrome de Guillain-Barré.

O tratamento para a zika vírus também inclui repouso e a ingestão de líquidos. Porém, alguns medicamentos são receitados para amenizar os sintomas.

Chikungunya

Chikungunya

A chikungunya tem os sintomas semelhantes aos da dengue, como a febre e dores no corpo. A diferença é que quem sofre com a chikungunya sente dores nas articulações ao invés de dores musculares. Além disso, as dores podem durar por meses, o que afeta drasticamente a vida do paciente.

O tratamento para a chikungunya é semelhante ao da dengue, com muito repouso e a ingestão de líquidos. Não existe medicamentos para combater a doença. Além disso, em casos de chikungunya, o paciente deve evitar tomar o ácido acetil salicílico, o famoso AAS, pois esse medicamento pode provocar hemorragias.

Apesar de serem 3 doenças diferentes, você pode verificar que o tratamento é semelhante, porém as consequências de cada doença são diferentes e muito sérias!

O melhor tratamento para elas é a prevenção! Então limpe o seu quintal, não deixe água parada – mesmo limpa! Pois isso pode vir a ser um foco do mosquito transmissor. Acabar com o Aedes é função de todos!

Veja mais informações sobre as diferenças entre Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no vídeo abaixo:

Mais artigo sobre o Zika vírus

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 04/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar