Doenças causadas por fungos em humanos

Em alguns casos os fungos podem conviver pacificamente com o homem, mas, em outros podem desencadear doenças e complicações.

Placa com proliferação de fungosNa natureza encontramos diversos tipos de fungos, seres de formação e desenvolvimento simples, que crescem facilmente. Os fungos podem  variar em organismos macroscópicos, como os cogumelos ou em formas microscópicas como os bolores, mofo e leveduras.  Na microbiota humana há fungos que, em equilíbrio, não causam nenhum dano à saúde humana, entretanto, existem aqueles que são extremamente prejudiciais à saúde do homem, podendo causar uma série de doenças, infecções e intoxicações.

Conheça as principais doenças causadas por fungos:

Micose Superficial

Sintomas da micose superficialÉ causada por leveduras, atingindo principalmente a pele rica em células mortas como o couro cabeludo e os pelos superficiais do corpo. Os sintomas são lesões hiperpigmentadas e hipopigmentadas. Não contagiosa, a micose é tratada com o uso de pomadas antimicóticas e shampoo adequado. Os fungos causadores da micose superficial são o Malassezia furfur e Hortaea wernickii.

Micose Cutânea

Envolve as camadas profundas da pele, além de atingir unhas e cabelos, chegando à cama viva da pele, produzindo assim enzimas como elastase e queratinase que causam muita coceira e manchas na pele. É uma doença contagiosa, pois produz esporos e está relacionada com areia de praia e contatos com gato e cachorro. Os fungos causadores são Trichophyton, Microsporium e Epidermophyton.

Micose Subcutânea

Sintomas da micose subcutâneaOs fungos acometem partes mais internas do organismo, envolvendo a derme de tecidos subcutâneos como o músculo e o osso. Normalmente atingem as partes mais internas do organismo quando há algum ferimento ou trauma na pele. Os agentes causadores normalmente são encontrados no solo, vegetação e madeira e provocam lesões nodulares, atingindo os gânglios linfáticos. O tratamento é feito com iodeto de potássio e o agente causadores é o Sporothrix schenkii, Cladosporium e Exophiala.

Lembre-se que ao notar qualquer mancha na pele o indicado é procurar o seu médico dermatologista para o diagnóstico e tratamento correto.

Revisado em 23/06/2017
Publicado em 18/10/2011 por Thaís

Mais informações por email


Comentários

  • juliana

    07/11/13

    Meu filho de 6 anos tá caindo o cabelo a médica disse que é fungo!!!
    responder
  • kandida julia

    06/10/13

    Muitoo bomm , me salvou esta pesquisa ;)
    responder
  • bianka

    05/08/13

    A prof me deu um 10 com esse trabalho ele ficou perfeito; beijos......................
    responder
  • bebel

    09/07/13

    Nossa me ajudou pra valer meu trabalho de ciências ta completíssimo obg...
    responder
  • carol

    18/06/13

    Nossa muito obrigado eu também estava precisando para o trabalho de ciências
    responder
  • sarah

    26/05/13

    Gostei de mais
    responder
  • sarah

    26/05/13

    Nossa muito bom pq eu tava precisando de uma ajuda no trabalho de escola obrigado
    responder
  • rayssa

    26/09/12

    Nossa adorei muito obrigado necessitava dessa pesquisa para prova vcss me ajudaram muito
    responder

Comentar