Doenças transmitidas pela água resumo

Sabemos da importância da água em nossa vida, mas a consequência de nosso descaso com sua conservação nos faz pagar com nossa saúde.

água em vidroDesde a infância nos ensinam que a água é o bem mais importante para a sobrevivência do ser humano e de outros seres. Mas a falta de consciência das pessoas com a sua conservação faz com que em alguns casos esse benefício se torne um pesadelo. Entre tantas consequências estão a falta de água potável e a contaminação, que pode acarretar doenças para o ser humano levando até mesmo a morte. Em uma pesquisa foi constatado que cerca de 30 mil pessoas morrem diariamente no mundo por consequência da transmissão de doenças pela água. Vejamos as principais.

Cólera

criança africana com cóleraA doença é originaria da Índia e de Bangladesh e se espalhou pelo mundo no ano de 1817, chegando ao Brasil em 1885. É uma doença infecciosa que ataca o intestino provocando a eliminação de uma grande quantia de água e sais minerais, causando desidratação no indivíduo. A bactéria conhecida como Vibrio Cholerae pode ficar incubada no organismo de um a quatro dias. Seus principais sintomas são cólicas abdominais, náusea, vômito e diarréia constante.

Hepatite

pessoa hepatite icteríciaTem como consequência inflamação do fígado, que pode ser provocada por água contaminada e por vários tipos de vírus. Possui sintomas parecidos com os da gripe mais a coloração amarelada que a pele adquire com a doença chamada Icterícia. Geralmente as hepatites transmitidas por água e alimentos contaminados são do tipo A e E. As pessoas que já contraíram essa doença não podem fazer doação de sangue porque a doença pode ainda estar no organismo mesmo que não tenha nenhum sintoma.

Mais sobre Doenças transmitidas pela água resumo

Esquistossomose

esquistossomose larvaÉ transmitida por um verme chamado esquitossomo que se instala nas veias do intestino, provocando diarréia, barriga d’água e problemas em outros órgãos do corpo. Este verme solta pequenos ovos que são expelidos pelas fezes e se não houver rede de esgotos ou fossa podem chegar a lagos e rios nos quais esses se transformam em larvas e penetram em caramujos (Planorbídeo), para se reproduzir e soltar mais larvas, chamadas de Cercária.

Para saber mais acesse o site Só Biologia.

26/10/11 por Ariane

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Manéiro agora posso fazer meu trabalho de ciencia sobre:doenças transmitidas pela a aqua

    eduarda sousa

    22/07/14

  2. A sociedade precisa de informacoes sobre a sua saude e hoje em dia com a correria e sem tempo para ir ao medico nao cuidada da saude e esses topicos tem o objetivo de esclrarecer a real situacao da saude da populacao em geral..entao e de grande importancia estas informacoes..obrigado..!!

    francisco

    30/01/14

  3. Massa esse sate,e muito bom

    lucas

    26/11/13

  4. Nossa amei esse site, graças a ele eu fiz meu trabalho da escola, trabalho bimestral valendo pontos no 4º bimestre é eu precisava de pontos em ciências é esse trabalho me ajudou bastante rs, obrigada mesmo <3 :)

    gabriella oliveira

    19/11/13

  5. Achei muito interessante mas pq falaram q é un resumu pq tá grandãoooo!

    nicoly

    02/07/13

  6. Adorei agora vou concequir fazer meu trabalho

    jessica almeida

    30/05/13

  7. Achei muito enteresante pois ajuda um pouco mais as pessoas que estao fazedo trabalho e outra so que querendo se diverte mas esta aprendendo de td jeito eu adorei vou tirrar nota 10 em ciencias foi muito legau ainda bem que tem esse saite ne por que se nao eu nao saberia fazer este trabalho

    jessica almeida

    29/05/13

  8. Achei interessante vai me ajuda com o meu trabalho adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    thalita

    16/05/13

  9. Gostei muito assim da para eu fazer o meu trabalho

    suzan

    30/04/13

  10. Eu gosto muito de ciencias aprendi muitas coisas

    veronica giambastiani

    24/04/13

  11. Eu aprendi muito ai

    ionara

    24/04/13

  12. Obrigado! voccês ajudaram muito na minha pesquisa da escola! oobg

    ariane

    21/04/13

  13. Aprendir muito ai

    nathalia

    13/04/13

  14. Foi muito legal aprender isso brigadaoooooooo

    maynara

    13/04/13

  15. Muito bom gostei muito de aprender tudo isso.

    vitoria

    10/04/13

  16. Amei voces ta de parabemis

    rafaela

    05/04/13

  17. Adorei assim consegui fazer meu trabalho

    nicole

    20/03/13

  18. Achei muito legal[

    javã

    20/03/13

  19. Mt bom me ajudou precisei pra fazer um trabalho

    isa mqtm

    14/03/13

  20. Bom esse resumo hein!!! me ajudou bastante.....

    gabrielle

    06/03/13

  21. Eu gostei

    thailson squires

    13/12/12

  22. Obrigada pelo resumo ganhei nota em ciencias com ele vlw

    raila cristina

    29/11/12

  23. Obrigadooooooooooo

    larissa aparecida de moraes

    17/11/12

  24. G ostei!!!!!!!!!!!!

    tawane tavares

    13/11/12

  25. Consegui tirar nota boa em ciências valeeeeeeeuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

    igor fermon

    12/11/12

  26. Muito intesante!valeu!!!

    wankilla

    05/11/12

  27. Muito bom tirei nota maxima muito obrigadoo

    anna carolyne teixeira

    05/11/12

  28. Muito interesante! valeu!!

    maria aparecida2013

    29/10/12

  29. Obrigada

    monielle lais

    05/09/12

  30. Obrigada

    monielle lais

    05/09/12

  31. Eu estudo a tempo e nao sei oque e cólera por que pra mim nao existia essa doença

    leticia

    03/09/12

Comentar