Educação no Ensino Fundamental

Veja mais sobre a educação no ensino fundamental brasileiro incluindo a rede pública, particular e seus principais objetivos.

A educação no ensino fundamental é considerada a parte principal para o aprendizado. O ensino fundamental é a etapa na qual a criança tem o primeiro contato com o mundo exterior, é na escola através da educação lúdica que as crianças têm a capacidade de se interagir com o mundo através da escrita e da leitura. A educação básica também chamada de ensino fundamental inclui crianças de 6 a 14 anos de idade, esse ensino é obrigatório e direito de todos, cabendo aos pais ou responsáveis a inserção adequada do menor na instituição de ensino.

É no ensino fundamental que a criança começará a se enquadrar e entender melhor a sociedade em que vive, também desenvolver a capacidade para a leitura, escrita, cálculo e a argumentação que é um dos principais objetivos da educação no ensino fundamental.

Educação no Ensino Fundamental público

A educação fundamental no ensino público é um direito de todas as crianças e esse direito é assegurado pelo país e cada estado governante é responsável para que esse ensino seja o melhor e mais aproveitado possível pelas crianças.

O ensino fundamental público no Brasil é considerado inferior em relação a instituições privadas do ensino fundamental, isso deve se ao fato de muitas escolas não oferecer materiais e ambientes necessários para um bom aprendizado.

Atualmente essa visão da escola pública do ensino fundamental vem mudando, estão sendo investidas através de projetos e ajuda do governo materiais, reformas e construção de prédios que ofereçam mais comodidade e capacitação para os alunos do ensino fundamental. Com a formação e capacitação de professores os alunos tem melhor oportunidade de aprender a ler e escrever na idade certa, adquirindo muito mais conhecimento através de todo esse processo de aprendizagem no ensino fundamental público.

Educação no Ensino Fundamental particular

A educação no ensino fundamental particular assim como a rede pública no Brasil tem o objetivo de integração da criança na escola com bons ensinamentos e aulas capazes de assimilar tudo o que lhe é de direito em sua faixa etária.

Com métodos mais avançados e ambientes confortáveis, o ensino fundamental e médio de instituições particulares é considerado de excelente qualidade em se tratando de educação.

Os pais que inserem seus filhos em escolas particulares estão procurando um investimento para o futuro das crianças, a educação no ensino fundamental particular exige do aluno e dos pais mais comprometimento em relação aos estudos fazendo o diferencial dentro e fora da escola. Os alunos contam com aulas de informática, idiomas, músicas, artes, dança e esporte. Por ser uma escola paga os pais tem mais autonomia de cobrar pelo ensino, infelizmente é o que falta em muitas escolas públicas no Brasil, principalmente em estados mais pobres.

Objetivos da educação no Ensino Fundamental

A educação no ensino fundamental do Brasil tanto na rede pública ou particular ganhou algumas mudanças no ano de 2006. O ensino fundamental passou a ser dividido de forma diferente, os anos iniciais na escola começam com a inserção do aluno de aproximadamente 6 anos de idade já no primeiro ano e não no pré como era de costume.

Esses anos iniciais considerados educação básica vão do 1º ao 5º ano que consequentemente aos anos finais vão do 6º ao 9º ano no ensino fundamental.

O principal objetivo da educação no ensino fundamental no Brasil é a formação básica de todo cidadão e um dos objetivos primordiais é todo aluno até o quinto ano do ensino fundamental saber ler e escrever. O Brasil quer mudar a taxa de analfabetos e por isso está investindo cada vez mais na formação básica da população. A inclusão da família no ambiente escolar faz toda diferença no aprendizado dos filhos, por muitos projetos vem ajudando muitos pais e alunos com o programa escola da família que proporciona diversas atividades que colaboram para o enriquecimento cultural e social dos pais.

A educação no ensino fundamental vem melhorando a cada dia e cabe aos governantes priorizar e se comprometer com a educação no país. A formação básica capacita e faz com que o país se desenvolva muito melhor, o cidadão que tem estudo tem muito mais chance de crescer.

Confira um pouco mais sobre a educação no ensino fundamental do Brasil no vídeo abaixo.

Saiba mais sobre a educação no ensino fundamental

05/11/13 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Ensino fundamenta; a expressão fala por si. indispensável para o êxito do indivíduo na esfera social.

    samuel da silva alencar

    06/11/13

Comentar