Erros mais comuns cometidos em entrevistas de emprego

Fique atento aos erros mais comuns cometidos em entrevistas de emprego, e não se arrisque a perder uma vaga no mercado de trabalho.

Entrevistadores em observaçãoCom o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os requisitos exigidos por uma empresa na contratação de um novo funcionário aumentam cada vez mais. Um currículo adequado, focado na vaga oferecida é o primeiro passo e o elemento fundamental para passar a segunda etapa que é a entrevista, a qual é o fim do caminho para muita gente a procura de um novo emprego.

Isso porque a maioria dos candidatos se descuida em detalhes simples, mas importantíssimos quando o objetivo é agarrar aquela tão esperada vaga de emprego, como a maneira de se vestir, como se expressam, entre outros detalhes.

Por isso, selecionei alguns dos erros mais cometidos em entrevistas de emprego, segundo especialistas na área de recursos humanos. Para que você fique atento para não praticá-las e arriscar-se a perder uma ótima vaga.

Demonstrar insegurança

Candidato inseguro em entrevista de emprego

Demonstrar insegurança não é o mesmo que nervosismo, o que é natural em uma ocasião como esta, mas este item engloba várias falhas do candidato, como: não fazer uma rápida pesquisa sobre a empresa e a função da vaga em aberto. Acreditem, muitos candidatos, no momento da entrevista acabam fazendo a inapropriada pergunta: “Qual empresa é essa mesmo?”

Por isso, antes da entrevista, acesse o site da empresa, veja os serviços que ela oferece, as novidades, assim demonstrará que está em harmonia com a companhia e realmente interessado na vaga.

Mentir ou exagerar sobre sua formação ou experiência profissional é outro erro grave que causará insegurança no momento da entrevista, já que o entrevistador irá fazer perguntas sobre os projetos apontados no currículo e você ficará em uma situação embaraçosa, já que não apresenta de fato todas aquelas qualificações. Por isso, coloque no currículo somente atividades efetivamente realizadas.

Cometer erros de português e/ou falar gírias

Homem com mão na boca

Tão importante quanto o que se falar em uma entrevista é a maneira como fazer isso. Massacrar a língua portuguesa tem sido fator eliminatório nas entrevistas, assim como usar gírias e vícios de linguagem.

Por isso, ao adentrar a sala de entrevista as expressões como: “meu”, “tipo assim”, “cara”, “tô ligado” devem ser abolidas.

Falar mal da empresa em que trabalhou

Entrevistador cochichando com assistente

Fazer críticas a antigos chefes, colegas de trabalhos anteriores e da empresa em que já trabalhou, com certeza não será nada de positivo a seu favor. Isso deixará a sensação que você terá a mesma atitude na empresa em questão.

Se for questionado sobre o último trabalho tenha sempre atitudes e comentários positivos, isso causará uma boa impressão no entrevistador.

Não ser pontual

Homem apontando para relógio

A pontualidade é fundamental! Sabemos que imprevistos acontecem, mas por isso fazer um planejamento do horário para não se atrasar é imprescindível. O atraso pode ser considerado como falta de responsabilidade pelo entrevistador, pois já imagina como será o comprometimento do funcionário com horários de entrada, o prazo para cumprir metas.

O ideal é que compareça ao local da entrevista com 15 minutos em média de antecedência, não mais que isso, pois chegar muito mais cedo do que o horário demonstra excesso de ansiedade.

Não estar trajado adequadamente

Um visual desleixado e roupas chamativas, sensuais para uma entrevista de trabalho, com certeza não são a melhor escolha. Decotes, roupas justas e curtas, peças amassadas ou sujas definitivamente não combinam com ambiente de trabalho. A melhor escolha para causar uma ótima primeira impressão é optar por peças mais discretas com tons neutros, sociais se a vaga fizer exigência, ou mesmo um esporte chique, que não tem como errar.

Preste atenção nos sapatos, que devem estar com uma boa aparência, limpos e para as mulheres, evitem saltos muito altos e finos. Cuidados em geral com a aparência e higiene são fundamentais também, cabelos bem penteados, unhas limpas e bem cuidadas contam pontos positivos. Além de manter sempre uma postura ereta, a voz natural, porém firme e olhar sempre voltado para o entrevistador, juntamente com atitudes e comportamento coerentes com a ocasião.

Manter o celular ligado

Teclando em celular

Para piorar a situação: além de manter o celular ligado durante uma entrevista é resolver atender se o “dito cujo” tocar.

Desligar o seu fiel companheiro durante a entrevista vai garantir uma falha a menos na sua entrevista.

Falar demais

Homem com fita na boca

Falar demais é pior do que falar de menos, em regra geral, no entanto é preciso ter bom senso. Ter sempre uma justificativa a cada resposta dada é essencial, para não pecar e responder somente o que foi perguntado. Mas cuidado para não exagerar e falar além da conta.

Após a entrevista aguarde o retorno da empresa em resposta ao processo seletivo, geralmente é definido um prazo para este retorno.

Bom, desejo a todos muita sorte!

Confira mais dicas de erros que devem ser evitados em entrevistas de empregos exibidas no Jornal Hoje.

Mais artigos sobre entrevistas de emprego

28/03/14 por Talita

   

Mais informações por email

Comentar