Escolas de samba do Rio de Janeiro campeãs

As escolas campeãs da cidade do Rio de Janeiro já conquistaram vários títulos de as melhores escolas de samba do carnaval carioca.

Carro alegórico carnaval O carnaval é considerado uma das festas mais animadas e populares do mundo. A origem do carnaval se deu na Grécia, mas foi a partir da implantação da semana santa pela igreja católica, no século XI,  que antecede a quaresma, tendo como significado a liberdade, que começam a surgir as festas carnavalescas. No Brasil o carnaval chegou no século XVII sendo influenciado, principalmente pelas festas carnavalescas da Europa com desfiles nas ruas, fantasias e máscaras.

Mas, somente no final do século XIX é que começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos e logo após surgiu a primeira escola de samba do Rio de Janeiro que se chamava “Deixa Falar” que levou ao surgimento de novas escolas, e em 1932 começaram os primeiros campeonatos entre as escolas de samba. As escolas de samba do Rio de Janeiro campeãs são:

Portela

Bandeira PortelaA Escola de Samba da Portela é umas das escolas mais tradicionais e conhecidas no Rio de Janeiro, sendo chamada popularmente de “A Majestade do Samba”. A Portela foi primeiramente um bloco carnavalesco chamado de “Conjunto Oswaldo Cruz”, mas em meados de 1930 recebeu o nome de Portela. A Portela é responsável por muitas mudanças nos desfiles por conta de suas inovações o que a levou a receber o título de campeã do Rio de Janeiro por 21 vezes.
Estação Primeira de Mangueira

Mangueira

A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira é uma das mais antigas escolas de samba, conhecida mundialmente, a Mangueira foi fundada em 1928 e em toda a sua história já conquistou 18 títulos de campeã do carnaval carioca, sendo um dos títulos ganho em um Super Campeonato em 1984 para homenagear a data de inauguração do Sambódromo.

Beija-Flor

Bandeira da Beija FlorA Escola de Samba Beija-Flor foi fundada em 1948 e no decorrer dos anos já foi titulada campeã do carnaval por 12 vezes pelo Grupo Especial do Carnaval Carioca e com 11 títulos de vice-campeã.

Império Serrano

A Escola de Samba Império SerranoBandeira Império Serrano também é uma das tradicionais do Rio de Janeiro, já conquistou nove títulos de campeã do carnaval e possui uma bateria conhecida popularmente como “A Sinfonia do Samba”.

Não é a toa que o carnaval do Rio de Janeiro está presente nas páginas do  Guinness Book como o maior carnaval do mundo , pois é conhecido mundialmente por conta de sua beleza e alegria. 

Publicado por Thaís
Revisado em 07/11/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar