Espécies de animais exóticos

Conheça algumas espécies de animais exóticos, entenda o porquê são considerados diferentes e veja suas características.

Por definição a palavra exótica é definida como algo estranho e diferente dos demais, essa definição é bastante propícia para muitos animais considerados raros e diferentes por conterem características e aspectos físicos bem chamativos.

Todas as espécies de animais denominadas exóticas são aquelas que vivem em ambientes diferentes de seu habitat natural. Muitas espécies de animais exóticos são retiradas de seu ambiente para viver em outros devido às ações humanas.

No planeta terra existem milhares de espécies diferentes de animais e muitas delas se inserem nos grupos dos animais exóticos devido a curiosidades dos homens. Muitos ambientalistas e biólogos afirmam que a introdução de uma espécie de um animal em um local estranho pode haver um desequilíbrio ecológico devido à falta de acomodação quando os animais nativos acabam se tornando predadores perigosos ou quando a espécie se familiariza com o ambiente se proliferando ou se reproduzindo com outras espécies.

Mais sobre Espécies de animais exóticos

Espécies brasileiras de animais exóticos

A fauna brasileira é rica e considerada uma das mais lindas e vastas do mundo. O Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica brasileira são exemplos de ambientes para muitas espécies de animais exóticos e nativos. Um desses animais é o Tamanduá bandeira que é considerado um dos animais mais estranhos já vistos, ele contém características diferentes e possui uma língua de aproximadamente 60 centímetros.

Podemos encontrar em algumas regiões brasileiras outros animais exóticos como Tatu-Canastra, Teiú, Quati, Mico-Leão-Dourado, Lobo - guará, Galito, Onça parda, Pato mergulhão, Tucano toco, Jacaré do pantanal, Arara-azul, Iguana Verde. Uacaris de cabeça vermelha, Macaco prego, Jaguatirica, Cachorro do mato, Bugio, Araçari-banana, Saíra-lagarta, Jandaia-de-testa-vermelha entre outros. Muitos dessas espécies de animais exóticos brasileiros estão sendo extintos devido à curiosidade e ambição dos homens.

Espécies internacionais de animais exóticos

Os animais exóticos são curiosos e infelizmente muitos deles acabam se tornando extintos. Por conterem características bizarras acabam se tornando alvos fáceis do contrabando e até mesmo em pesquisas cruéis levando a morte. Muitas espécies que jamais imaginávamos ver um dia são encontradas pelo mundo, apesar de serem animais curiosos é necessário mantê-los em seu habitat para que não haja o desequilíbrio.

Entre as espécies internacionais de animais exóticos mais bizarros e curiosos estão Tarsier, espécie de morcego que tem os olhos esbugalhados e pesando 200 gramas, Coelho angorá também muito curioso por seus pelos em excesso cobrirem todo seu corpo inclusive os olhos.

O Cão de Komondor é uma raça húngara diferente, pois seus pelos não param de crescer, eles contém essa característica devido o cruzamento de cães com lobo. Espécies como Macaco Imperador Tamarin, Aye Aye, Salamandra axolotl, Caracol Hagfish são alguns dos animais exóticos encontrados no mundo e muitos deles são experiências feitas através de laboratório e cruzamento entre raças.

Muitas espécies de animais exóticos são conhecidas também como animais invasores que medem força com animais nativos que acabam ganhando território se tornando muitas vezes perigosos a saúde humana.

Assista ao vídeo e veja imagens de mais algumas espécies de animais exóticos pouco conhecidos.

Saiba mais sobre as espécies de animais exóticos

08/11/13 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentar