Festa junina comidas

"Eita arraiá danado de bão sô. Tem um monte de gostosura pra gente comer". Aqui damos umas dicas para você fazer o melhor arraial da região.

Festa junina comidasMês de junho, inverno presente, nada melhor que uma animada festa junina pra espantar o friozinho e esquentar a galera. Diversas comidas típicas de festa junina são disponibilizadas para o deleite dos eventuais caipiras. Devido à colheita do milho, este grão é a base da alimentação da festa. Bolo de milho, curau, pamonha doce ou salgada, creme de milho e milho cozido são apenas alguns dos pratos típicos da comemoração.

Quem, com toda a certeza, não pode faltar é o “tio da pipoca”. O milho estourado é largamente apreciado tanto pelas crianças quanto pelos adultos.

Só milho?

Curau - clássica receita feita com milho.Entretanto, apesar da alimentação da festa ser amplamente baseada no milho, o grão não é o único alimento presente. Doces com coco e com amendoim também são muito apreciados pelos festeiros que não dispensam uma baba de moça, bolo de coco, ou um bom “pé de moleque”, daqueles bem crocantes. Além do pinhão, que também é encontrado em muitas festas juninas desse “Brasilzão véio sem portera sô”.

Quer mais?

Arroz doce - uma das delícias presentes nas festas juninas do país.Ainda na mesa, a canjica e o arroz doce estão marcando presença, deliciando os convidados que gostam um pouquinho mais de doces e não resistem ao creme feito com leite condensado polvilhado com canela. Mas não podemos nos esquecer também da maçã-do-amor. A fruta envolta por caramelo avermelhado é bastante apreciada, principalmente pelas crianças.

Com esses elementos, e mais o “povão festano, a festa vai sê boa dimais da conta sô. Ara se vai!”.

Confira outras receitas de comidas típicas para festa junina no vídeo do Portal ZUN no Youtube:

Revisado em 17/07/2017
Publicado em 10/06/2011 por Amoedo

Tags: , ,

Receba novidades

Comentar com Facebook


Comentários

  • rayaravidal

    09/08/12

    Nossa o trabalho da escola q eu devo fazer sobre comidas tipicas me deixou com agua na boca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!um delicia
    responder

Comentar

Siga-nos