Filo Porífera características gerais

O Filo Porífera apresenta características peculiares e interessantes, sua vida aquática deve ser preservada evitando a pesca.

Esponja do mar.O mundo animal possui uma grande diversidade de espécies do reino Animalia, suas características se tornaram, ao longo do tempo, ampla fonte para os estudos, pesquisas e experiências. São muitos os reinos de filos considerados pela ciência e seus seguidores, em que cada um deles é encontra-se espécies de animais que apresentam semelhanças e que constituem um aglomerado conjunto. Dentro deles encontra-se o filo Porífera, que agrega os seres vivos que recebem o nome de esponjas.

Filo Porífera

esponjas do marÉ constituído por várias espécies de animais que são conhecidos como esponjas. Recebem este nome por ter o corpo formado por numerosos poros, que auxiliam na comunicação entre a parte externa e interna que compõe o seu organismo. Grande parte das espécies têm habitat marinho, mas há algumas que vivem em água doce. São sésseis, ou seja, fixas a um substrato não podendo se locomover, são heterótrofa - não produzem o seu próprio alimento – e sobrevivem através dos nutrientes que são trazidos pela água, as quais circulam pelo seu corpo entrando pelos poros, caindo nos átrios e saindo pelos ósculos.

Reprodução

esponja amarelaEssa espécie apresenta reprodução sexuada ou assexuada, se originando de forma hermafrodita ou de sexos separados. Os espermatozoides são eliminados pelo ósculo, que ficam livres na água até encontrarem uma esponja da mesma espécie, que depois de encontrá-la, são penetrados junto aos óvulos contidos no interior do corpo. Depois de juntos, óvulo e espermatozoide, formam as larvas que são despejadas do organismo, ficando soltas na água até acharem um substrato para se fixarem, originando novas esponjas.

As esponjas depois de serem retiradas do mar, também podem servir para o uso do homem, podem ser transformadas e adaptadas em esponjas de banho e comercializadas no mundo inteiro.

14/12/11 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentar