Ginástica no ambiente de trabalho

Quer melhorar a saúde e o bem estar de seus colaboradores? Veja mais de como funciona a ginástica no ambiente de trabalho.

A necessidade da prática de algum tipo de exercício físico dentro do ambiente de trabalho remonta o período da Revolução Industrial e é de grande importância para a saúde do colaborador. Chamada popularmente de ginástica laboral, a prática constante de exercícios tem como objetivo manter a saúde dos funcionários de determinados locais de trabalho considerados críticos, ou seja, que estão mais propícios a problemas de tendinite, lesão por esforço repetitivo e dores musculares.

Realizada durante o expediente de trabalho, a ginástico laboral deve ser obrigatoriamente acompanhada por um profissional de saúde física especializado em ginástica para ambiente de trabalho e deve durar em média 20 minutos.

Quer conhecer melhor sobre a ginástica laboral e seus benefícios para os colaboradores e também para a empresa? Confira.

Importância da ginástica no trabalho

Composta por três etapas distintas que são realizadas de acordo com a necessidade de cada tipo de trabalho, a ginástica laboral possui a etapa um que é chamada também de ginástica preparatório e é realizada antes dos colaboradores iniciarem a jornada de trabalho e dura em média 10 minutos e atua como uma espécie de relaxamento do corpo para as atividades decorrentes.

A segunda etapa é a ginástica compensatória, a qual é realizada durante o expediente de trabalho, dura em média 10 minutos e tem como objetivo relaxar o corpo das atividades repetitivas e intensas realizadas no ambiente de trabalho. E, por fim, tem-se a terceira etapa que é a ginástica de relaxamento, a qual é realizada no fim da jornada de trabalho e tem como finalidade auxiliar no relaxamento do corpo e reparação do desgaste da jornada de trabalho, por isso, esta dura em média 20 minutos e são realizados exercícios de relaxamento e respiração.

Com o objetivo de promoção de bem estar físico e mental, a ginástica no ambiente de trabalho é vista como de grande importância tanto para o rendimento do trabalho na empresa como também para a qualidade de vida dos colaboradores, por isso, cada vez mais empresas vem investindo na ginástica laboral no ambiente organizacional.

Tipos de trabalhos que mais se beneficiam com a prática da ginástica

Recomendada atualmente para dezenas de funções profissionais, a ginástica no ambiente de trabalho é primordial principalmente para as funções que exigem esforço repetitivo que são aqueles que passam horas na frente do computador, distúrbios osteomusculares como cozinheiras, pedreiro estoquista e outros.

Neste caso onde o esforço é constante e as atividades são repetitivas e intensas, a ginástica laboral contribui para aliviar tensões musculares, aumenta à flexibilidade, melhora a força e a resistência muscular, estresse, sedentarismo, previne lesões, melhora o bem estar e o humor, aumenta o ânimo, diminui a sobrecarga do trabalho e promove disposição e trabalho em equipe.

Dicas de exercícios para ginástica no trabalho

Entre as dicas de exercícios que fazem parte da ginástica no ambiente de trabalho estão às séries de alongamentos, os quais podem ser feitos sentados na cadeira ou em pé, podendo alongar o pescoço para os lados, os braços para cima, as pernas para as laterais, a coluna e a região lombar e as mãos, os dedos e os tendões.

Outra dica de exercícios são os de fortalecimento muscular, entre eles, o agachamento, onde a pessoa abaixa levemente até no máximo 90º graus com a coluna ereta, exercícios de bíceps e tríceps que pode ser feito com o auxílio de uma garrafa de água, onde se estica o braço para baixo encostado no corpo e sobe somente o antebraço ou para a lateral do corpo, já o tríceps pode-se erguer o braço e descer o antebraço, formando um ângulo de 90º graus.

E, por fim, os exercícios de movimentação que evitam inchaços, má circulação e previne lesões, como, por exemplo, o alongamento dos punhos e dos calcanhares.

Cada vez mais empresas estão investindo na ginástica no ambiente de trabalho com o objetivo de trazer mais saúde ao colaborador e benefícios para a empresa.

Assista ao vídeo e veja algumas dicas de exercícios adequados para período de expediente:

Saiba mais sobre ginástica

Publicado por Thaís
Revisado em 04/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar