Hérnia de disco tratamento fisioterapeutico

Hérnia de disco é um problema frequente na população adulta, mas há vários tratamentos disponíveis para aliviar os desconfortos.

A hérnia de disco é um problema que causa uma ruptura da massa discal que se projeta pelo canal medular, causando a ruptura da parede lombar e do anel fibroso que vão em direção a regiões com muitas terminações nervosas, tendo como o principal sintoma a dor frequente na coluna lombar.

Há diversos tipos de hérnia de disco, que são causados por diversos fatores como a herança genética ou quando há uma exposição excessiva ao levantamento de peso. Por isso, se você sofre com hérnia de disco veja quais são os tratamentos não medicamentosos disponíveis no mercado:

Fisioterapia manual

Trata-se de um programa com técnicas de fisioterapia manual que trata a disfunção de tecidos moles, diminuindo a dor, mobiliza os tecidos moles e diminui os espasmos. Durante as técnicas de fisioterapia manual são feitos a Osteopatia, Mulligan, mobilizações das articulações e Maitland.

Mesa de Tração Eletrônica

É um equipamento terapêutico que realiza deslizamento com molas que controlam a progressão nos processos de tração. Há também peças que servem para apoiar os joelhos que ajudam na retificação da coluna lombar. Os benefícios são o aumento do espaço intervertebral que alonga os músculos espinhais, a melhora a circulação local e a diminuição do o desconforto dos músculos quando se contraem.

Mesa de Flexão e Descompressão

Paciente fazendo uma sessão na mesa de flexão descompressãoEsse equipamento permite movimentos de extensão, flexão, rotação e látero-flexão trazendo benefícios como redução da estenose, aumenta a altura do disco posterior, flexão que abre o canal vertebral e a flexão aumenta o transporte de metabólitos para o disco.

Musculação e Pilates

Para ter melhor resultados é necessário realizar estímulos frequentes e graduais para garantir a integridade musculoesqueléticas, prevenindo novas crises. A opção são exercícios de musculação e pilates, que melhoram o condicionamento físico e mental, trabalhando o corpo todo e a mente dos pacientes.

São tratamentos alternativos que trazem melhor qualidade de vida aos pacientes.

Revisado em 12/11/2014
Publicado em 21/11/2011 por Thaís

Mais informações por email


Comentar