Influência da Lua no parto

A Medicina resiste a ideia de aceitar a influência da Lua sobre o parto pela não comprovação científica, mas há explicação para isso.

Casal olhando a luaPor simples falta de comprovação científica, a área médica ainda trata com descaso a influência da lua nos partos, porém, muitos médicos aceitam que existe um número maior de nascimentos na mudança de uma lua para outra ou no decurso da lua cheia. É algo sem explicação a ligação entre a lua e o nascimento de uma criança, mas, existem relatos médicos que dizem que o número de partos nesses períodos chega a triplicar.

Influência da Lua

Lua cheiaNo intuito de tentar dar uma resposta a esta influência, alguns doutores da ciência médica argumentam que antigamente os ciclos menstruais femininos eram definidos pelo período do mês lunar, isto é, com 28 dias e que na gestação também é assim. Uma gestação, então, não seria de nove meses completos, mas nove ciclos de luas, o que iria desde a fecundação até a hora do parto. Mesmo que com relação às ocorrências dos partos ainda permaneçam dúvidas sobre a força da lua nos nascimentos, existe a certeza de que esta mesma força promove mudanças em certos fenômenos da Terra. É o caso dos elementos fluidos, como as águas das marés e os ventos atmosféricos. Visto isto, seria de se imaginar também a força da lua sobre o líquido amniótico que estimularia o início do trabalho de parto.

Calendário lunar na gestação

Uma gravidez tem a duração aproximada de 280 dias, os quais representam 40 semanas ou 10 meses lunares de 28 dias. Para explicar a ligação das fases da lua com a gravidez, existe o seguinte cálculo: Do primeiro ao oitavo mês ter-se-ão passadas 32 semanas de gestação, a partir desse momento, a gravidez estará no final, faltando apenas o nono mês lunar que irá da 33ª até a 36ª semana. Por fim, o 10º mês, que é o último mês lunar, irá da 37ª à 40ª semana. Se contarmos 40 semanas de 7 dias de gravidez, teremos 280 dias. Se forem vistos 10 meses lunares de 28 dias, também serão 280 dias.

Mais sobre Influência da Lua no parto

Se forem estabelecidos esses parâmetros, é grande a indicação da força da lua sobre os partos, embora a medicina diga que a força gravitacional da Lua não interfira no corpo humano.

Saiba mais sobre a influência da Lua

  • Influência da Lua sobre a Terra
  • Lua e suas influências

10/05/12 por Adeni

   

Mais informações por email

Comentários

  1. E so pra constar estou com40 semanas

    crislane

    22/10/13

  2. Olá eu estou com 37 semanas e dia 18/10/2013 que será amanha terá a lua cheia, eu venho me sentido com a minhas maos super inchadas e doi muito!! será que quer dizer algo??? obrigado

    luciana raquel pereira silva

    17/10/13

Comentar