Inscrições para o ENEM já podem ser feitas no site do INEP

A expectativa é que em 2012 o ENEM alcance novo recorde. A edição de 2011, com 5,4 milhões de candidatos, foi a mais concorrida.

EstudantesOs estudantes que irão concluir o Ensino Médio neste ano já podem fazer a inscrição para o ENEM 2012 no  site do Inep. As inscrições, que iniciaram ontem, podem ser feitas até o dia 15 de junho. A prova ocorre nos dias 3 e 4 de novembro, em mais de 140 mil salas de aula de todo o Brasil.

Por que o ENEM é importante?

O ENEM foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico da Educação brasileira ao final do Ensino Médio. Hoje, representa uma etapa importante para o ingresso no Ensino Superior. Muitas faculdades já utilizam a nota do ENEM como pontuação extra em seus vestibulares.
Data da prova do ENEM
O Vestibular Unificado também é um dos benefícios do Exame. Neste caso, o ENEM pode funcionar como fase única, 1ª fase, como parte da nota ou para preencher as vagas remanescentes de instituições mantidas pela União, de acordo com as normas estabelecidas pelo SISU. O ProUNI e o FIES também podem ser intermediados pelo ENEM.

Os participantes com mais de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica podem participar do Exame a fim de obter a certificação. A partir de 2012, a nota mínima para obter o Certificado é de 450 pontos em cada área do conhecimento e de 500 pontos para a redação.

Confira a lista de instituições em que você poderá solicitar o certificado consultando o Anexo I do Edital do ENEM 2012.

Como fazer a inscrição do ENEM 2012?

Para fazer a sua inscrição no ENEM 2012, acesse o site do INEP. O primeiro passo é fornecer os seus dados pessoais. Serão solicitadas informações como número o do documento de identidade e CEP para a confirmação de endereço. Informe o seu celular e e-mail para que possa receber mensagens sobre o exame ou precise trocar a senha do cadastro

Se você for portador de algum tipo de deficiência ou condição especial, apresentar mobilidade reduzida ou for guardador do sábado, indique a necessidade de atendimento diferenciado/específico.
Data do resultado Individual do ENEM
Confirme os dados e siga para Opções e Senha. O primeiro passo é escolher um idioma para a prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) e a cidade da prova. Em seguida, crie uma senha e memorize! É importante guardar a senha para acompanhar o andamento da inscrição e posteriores resultados. A mesma senha também será utilizada nos processos de inscrição do SiSu e ProUni, caso você seja candidato dos programas.

Nessa próxima etapa você irá informar a sua situação escolar em relação ao Ensino Médio. Caso você já tenha concluído, indique o ano, a modalidade de ensino e clique em “Próximo”. Caso o candidato queira solicitar a Certificação do Ensino Médio, deve informar se está cursando ou já cursou o EJA – Educação de Jovens e Adultos, preencher em qual instituição irá solicitar o Certificado e clicar em “Próximo”.

Na etapa “Sua escola” o candidato que prevê concluir o Ensino Médio em 2012 deve preencher os campos com as informações da escola em que está matriculado. A próxima etapa, “Dados Socioeconômicos”.

Confirmação da inscrição do ENEM 2012

Pronto! A sua inscrição foi feita com sucesso! O Portal ZUN indica que você imprima essa folha e guarde. Nela você poderá consultar todos os dados, incluindo local de prova, número de inscrição e endereço para a entrega do cartão de confirmação. Caso precise alterar algum dado, acesse a página inicial do INEP e clique em Acompanhe sua inscrição.

Segundo o MEC já no primeiro dia de inscrições o INEP registrou o número de 600 inscrições por minuto. Para saber mais, consulte as provas anteriores do ENEM e as dicas de como estudar para o ENEM do site Guia do Estudante.

29/05/12 por Jessica

   

Mais informações por email

Comentar