Machado de Assis características do autor

O estilo machadiano apresenta características únicas que precisamos saber interpretar para entender suas obras. Conheça algumas delas.

Machado de AssisMachado de Assis não teve as melhores condições sociais, mas tornou-se exemplo para todos nós. As características físicas de Machado de Assis dificultava o seu envolvimento na sociedade, principalmente pela questão do racismo. Porém, não desistiu de seus ideais e com apenas 16 anos começou a trabalhar como tipógrafo, lançando seu primeiro poema intitulado "Ela".

Depois disso, ingressou na carreira literária escrevendo romances, contos, poemas e tornou-se cada vez mais conhecido. Suas prosas adquiriram características únicas e marcantes até os dias de hoje, pertencentes somente ao estilo machadiano.

Pessimismo

Livro Memórias Póstumas de Brás CubasO pessimismo do autor sofreu influências da teoria niilista (do latim “nada”) caraterizadas principalmente pela própria descrença e desencanto do autor em relação às expectativas de progresso do país, tornando-o um escritor altamente crítico.

Ironia

O autor apresenta de forma oculta a ironia, o sarcasmo velado e mordaz que muitas vezes dificulta o entendimento de uma leitura mais profunda. Machado de Assis usa da ironia para criticar comportamentos, costumas e a sociedade de forma geral.

Humor

Livro Dom CasmurroMachado de Assis utilizava-se de um humor negro para descrever a alienação e os vícios humanos. Sempre de forma velada vai descrevendo a história em meio a ceticismos que na maioria das vezes, revela seu próprio desdém as convenções humanas.

Metalinguagem

Considerada por ser uma maneira de dialogar com o leitor sobre o próprio texto, é usada frequentemente por Machado de Assis, convocando o leitor a participar da história.

Flashback

Machado usa a técnica do flashback fazendo um paralelo entre acontecimentos ocorridos no passado, inseridos no presente, que pode revelar informações importantes sobre seus personagens, permitindo que o leitor venha a compreender o que se passa com o personagem.

Essas são algumas das características literais de Machado de Assis presente nas obras deste grande escritor que revolucionou nossa literatura.

Publicado por Raquel Silveira
Revisado em 16/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar