Manchas de gravidez na pele do rosto

Conheça mais as causas das manchas na gravidez, saiba como tratá-las e também preveni-las para não surgirem na sua pele neste período.

Devido às muitas alterações hormonais durante a gravidez, o corpo da mulher sofre muitas mudanças e modificações como, por exemplo, aumento dos seios, alterações de humor, enjoos, desejos e manchas que podem surgir em toda parte do corpo e em especial na área do rosto. As sardas e pintas já existentes podem aumentar de tamanho em algumas regiões do corpo como as axilas e partes inferiores da coxa. Essas manchas bastante comuns na pele rosto da gestante se caracterizam por seres escuras, de diversos formatos quando se alastram.

As manchas na linha da barriga que se iniciam do umbigo e descem até os abaixo do quadril também são características da gravidez, porém não é uma regra aparecer em todas as mulheres grávidas. É importante que a mulher tenha cuidado e paciência, pois essas manchas e em especial na pele do rosto não ficarão para sempre ainda mais quando tratadas e prevenidas da maneira correta.

O que causa manchas na gravidez?

As manchas na gravidez têm um nome específico de melasma ou cloasma e surgem por causa das inúmeras alterações que o corpo sofre nesse período. Essas manchas na pele rosto começam a surgir por volta do sexto mês de gravidez e se instalam até o nascimento do bebê. Em algumas mulheres essas manchas podem permanecer até três anos depois do parto.

Essas alterações pigmentares atingem mais de 75% das gestantes e os locais mais propícios a aparecerem são nas áreas mais diversificadas como na pele do rosto, colo, virilha, barriga entre outras regiões. A causa dessas manchas na gravidez é devida aos hormônios chamados estrogênio e progesterona estimularem em excesso a formação de melanina responsável pela cor da pele na gravidez.

Segundo dermatologistas, essas manchas na região da pele do rosto e em demais partes do corpo na gravidez são bem difíceis de tratar quando a pigmentação já atingiu a hipoderme, parte mais profunda da pele. Por isso é de extrema importância e indicada a prevenção e o tratamento logo que as manchas na pele do rosto surgirem na gravidez.

Manchas de gravidez no rosto como tirar?

As manchas da pele do rosto tendem a desaparecer após alguns meses do parto e as mulheres não devem entrar em desespero em relação a elas. A retirada das manchas nesse período tão delicado e importante na vida mulher que é a gravidez não é aconselhável, pois exigiria técnicas mais profundas com inserção de produtos químicos prejudiciais para o bebê e para a mãe na gestação.

A solução que melhor se encaixa nesta questão de manchas na pele do rosto é algum tipo de tratamento caseiro sem a utilização de produtos mais fortes contra as manchas. Estes tratamentos podem realizados também por profissionais que utilizam somente produtos naturais para a manutenção da pele.

A gestante pode tratar das manchas na pele do rosto e nas demais regiões com leite de rosas ou aveia, o mel também pode ser aplicado uma vez ao dia com duração de dez minutos na pele do rosto. A utilização do protetor solar é fundamental para eliminar e prevenir as manchas causadas pela gravidez e exposição ao sol, essas e outras técnicas mais naturais podem amenizar muito os problemas das manchas na pele do rosto.

Manchas de gravidez no rosto como evitar?

As manchas na gravidez podem ser ocasionadas por fatores genéticos e certamente com o excesso de produção de melanina algumas mulheres tem mais propensão em adquirir na pele do rosto. As mulheres grávidas que ainda não apresentaram sinais de manchas na pele do rosto e demais partes do corpo devem se atentar a fim de evitar que elas apareçam.

Se a exposição ao sol acontece sem a proteção, as manchas podem aparecer e acelerar o processo de produção dessa pigmentação causando manchas em variadas regiões. Os protetores solares devem ser utilizados na gravidez e podem ser encontrados em formas de cremes ou gel, além de bonés que protegem a pele do rosto e alguns tipos de tecidos que protegem dos raios ultravioletas chegarem a até a pele, onde está protegida.

Beber muito líquido e se atentar a uma alimentação mais saudável rica em vitaminas também é um ótimo auxílio para a prevenção das terríveis manchas na pele do rosto na gestação.

A pele do rosto necessita de muitos cuidados, em especial no período da gestação, pois quando evitadas e tratadas corretamente podem ficar ainda mais bonitas e saudáveis.

05/09/13 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email